Índice

2 Crônicas 30

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

à åÇéÌÄùÑÀìÇç éÀçÄæÀ÷ÄéÌÈäåÌ òÇì-ëÌÈì-éÄùÒÀøÈàÅì åÄéäåÌãÈä, åÀâÇí-àÄâÌÀøåÉú ëÌÈúÇá òÇì-àÆôÀøÇéÄí åÌîÀðÇùÌÑÆä, ìÈáåÉà ìÀáÅéú-éÀäåÈä, áÌÄéøåÌùÑÈìÈÄí--ìÇòÂùÒåÉú ôÌÆñÇç, ìÇéäåÈä àÁìÉäÅé éÄùÒÀøÈàÅì. 1 Depois disso Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu cartas a Efraim e a Manassés, para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, a fim de celebrarem a páscoa ao Senhor Deus de Israel.
á åÇéÌÄåÌÈòÇõ äÇîÌÆìÆêÀ åÀùÒÈøÈéå åÀëÈì-äÇ÷ÌÈäÈì, áÌÄéøåÌùÑÈìÈÄí, ìÇòÂùÒåÉú äÇôÌÆñÇç, áÌÇçÉãÆùÑ äÇùÌÑÅðÄé. 2 Pois o rei tivera conselho com os príncipes e com toda a congregação em Jerusalém, para celebrarem a páscoa no segundo mês.
â ëÌÄé ìÉà éÈëÀìåÌ ìÇòÂùÒÉúåÉ, áÌÈòÅú äÇäÄéà:  ëÌÄé äÇëÌÉäÂðÄéí ìÉà-äÄúÀ÷ÇãÌÀùÑåÌ ìÀîÇãÌÇé, åÀäÈòÈí ìÉà-ðÆàÆñÀôåÌ ìÄéøåÌùÑÈìÈÄí. 3 Pois não a puderam celebrar no tempo próprio porque não se tinham santificado sacerdotes em número suficiente, e porque o povo não se tinha ajuntado em Jerusalém.
ã åÇéÌÄéùÑÇø äÇãÌÈáÈø, áÌÀòÅéðÅé äÇîÌÆìÆêÀ, åÌáÀòÅéðÅé, ëÌÈì-äÇ÷ÌÈäÈì. 4 Isto pareceu bem aos olhos do rei e de toda a congregação.
ä åÇéÌÇòÂîÄéãåÌ ãÈáÈø, ìÀäÇòÂáÄéø ÷åÉì áÌÀëÈì-éÄùÒÀøÈàÅì îÄáÌÀàÅø-ùÑÆáÇò åÀòÇã-ãÌÈï--ìÈáåÉà ìÇòÂùÒåÉú ôÌÆñÇç ìÇéäåÈä àÁìÉäÅé-éÄùÒÀøÈàÅì, áÌÄéøåÌùÑÈìÈÄí:  ëÌÄé ìÉà ìÈøÉá òÈùÒåÌ, ëÌÇëÌÈúåÌá. 5 E decretaram que se fizesse proclamação por todo o Israel, desde Berseba até Dã para que viessem celebrar a páscoa ao Senhor, Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como está escrito.
å åÇéÌÅìÀëåÌ äÈøÈöÄéí áÌÈàÄâÌÀøåÉú îÄéÌÇã äÇîÌÆìÆêÀ åÀùÒÈøÈéå, áÌÀëÈì-éÄùÒÀøÈàÅì åÄéäåÌãÈä, åÌëÀîÄöÀåÇú äÇîÌÆìÆêÀ, ìÅàîÉø:  áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì, ùÑåÌáåÌ àÆì-éÀäåÈä àÁìÉäÅé àÇáÀøÈäÈí éÄöÀçÈ÷ åÀéÄùÒÀøÈàÅì, åÀéÈùÑÉá àÆì-äÇôÌÀìÅéèÈä, äÇðÌÄùÑÀàÆøÆú ìÈëÆí îÄëÌÇó îÇìÀëÅé àÇùÌÑåÌø. 6 Foram pois, os correios com as cartas, do rei e dos, seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo a ordem do rei, dizendo:  Filhos de Israel, voltai para o Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para o restante de vós que escapastes da mão dos reis da Assíria.
æ åÀàÇì-úÌÄäÀéåÌ, ëÌÇàÂáåÉúÅéëÆí åÀëÇàÂçÅéëÆí, àÂùÑÆø îÈòÂìåÌ, áÌÇéäåÈä àÁìÉäÅé àÂáåÉúÅéäÆí; åÇéÌÄúÌÀðÅí ìÀùÑÇîÌÈä, ëÌÇàÂùÑÆø àÇúÌÆí øÉàÄéí. 7 Não sejais como vossos pais e vossos irmãos, que foram infiéis para com o Senhor, Deus de seus pais, de modo que os entregou à desolação como vedes.
ç òÇúÌÈä, àÇì-úÌÇ÷ÀùÑåÌ òÈøÀôÌÀëÆí ëÌÇàÂáåÉúÅéëÆí:  úÌÀðåÌ-éÈã ìÇéäåÈä, åÌáÉàåÌ ìÀîÄ÷ÀãÌÈùÑåÉ àÂùÑÆø äÄ÷ÀãÌÄéùÑ ìÀòåÉìÈí, åÀòÄáÀãåÌ àÆú-éÀäåÈä àÁìÉäÅéëÆí, åÀéÈùÑÉá îÄëÌÆí çÂøåÉï àÇôÌåÉ. 8 Não endureçais agora a vossa cerviz, como fizeram vossos pais; mas submetei-vos ao Senhor, e entrai no seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.
è ëÌÄé áÀùÑåÌáÀëÆí òÇì-éÀäåÈä, àÂçÅéëÆí åÌáÀðÅéëÆí ìÀøÇçÂîÄéí ìÄôÀðÅé ùÑåÉáÅéäÆí, åÀìÈùÑåÌá, ìÈàÈøÆõ äÇæÌÉàú:  ëÌÄé-çÇðÌåÌï åÀøÇçåÌí, éÀäåÈä àÁìÉäÅéëÆí, åÀìÉà-éÈñÄéø ôÌÈðÄéí îÄëÌÆí, àÄí-úÌÈùÑåÌáåÌ àÅìÈéå.  {ñ} 9 Pois, se voltardes para o Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia diante dos que os levaram cativos, e tornarão para esta terra; porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele.
é åÇéÌÄäÀéåÌ äÈøÈöÄéí òÉáÀøÄéí îÅòÄéø ìÈòÄéø, áÌÀàÆøÆõ-àÆôÀøÇéÄí åÌîÀðÇùÌÑÆä--åÀòÇã-æÀáËìåÌï; åÇéÌÄäÀéåÌ îÇùÒÀçÄé÷Äéí òÂìÅéäÆí, åÌîÇìÀòÄâÄéí áÌÈí. 10 Os correios, pois, foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraím e Manassés, até Zebulom; porém riam-se e zombavam deles.
éà àÇêÀ-àÂðÈùÑÄéí îÅàÈùÑÅø åÌîÀðÇùÌÑÆä, åÌîÄæÌÀáËìåÌï--ðÄëÀðÀòåÌ, åÇéÌÈáÉàåÌ ìÄéøåÌùÑÈìÈÄí. 11 Todavia alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom, se humilharam e vieram a Jerusalém.
éá âÌÇí áÌÄéäåÌãÈä, äÈéÀúÈä éÇã äÈàÁìÉäÄéí, ìÈúÅú ìÈäÆí, ìÅá àÆçÈã:  ìÇòÂùÒåÉú îÄöÀåÇú äÇîÌÆìÆêÀ, åÀäÇùÌÒÈøÄéí--áÌÄãÀáÇø éÀäåÈä. 12 E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração para cumprirem a ordem do rei e dos príncipes conforme a palavra do Senhor.
éâ åÇéÌÅàÈñÀôåÌ éÀøåÌùÑÈìÇÄí òÇí-øÈá, ìÇòÂùÒåÉú àÆú-çÇâ äÇîÌÇöÌåÉú áÌÇçÉãÆùÑ äÇùÌÑÅðÄé--÷ÈäÈì, ìÈøÉá îÀàÉã. 13 E ajuntou-se em Jerusalém muito povo para celebrar a festa dos pães ázimos no segundo mês, uma congregação mui grande.
éã åÇéÌÈ÷ËîåÌ--åÇéÌÈñÄéøåÌ àÆú-äÇîÌÄæÀáÌÀçåÉú, àÂùÑÆø áÌÄéøåÌùÑÈìÈÄí; åÀàÅú ëÌÈì-äÇîÀ÷ÇèÌÀøåÉú äÅñÄéøåÌ, åÇéÌÇùÑÀìÄéëåÌ ìÀðÇçÇì ÷ÄãÀøåÉï. 14 E, levantando-se, tiraram os altares que havia em Jerusalém; também tiraram todos os altares de incenso, e os lançaram no ribeiro de Cedrom.
èå åÇéÌÄùÑÀçÂèåÌ äÇôÌÆñÇç, áÌÀàÇøÀáÌÈòÈä òÈùÒÈø ìÇçÉãÆùÑ äÇùÌÑÅðÄé; åÀäÇëÌÉäÂðÄéí åÀäÇìÀåÄéÌÄí ðÄëÀìÀîåÌ åÇéÌÄúÀ÷ÇãÌÀùÑåÌ, åÇéÌÈáÄéàåÌ òÉìåÉú áÌÅéú éÀäåÈä. 15 Então imolaram a páscoa no décimo quarto dia do segundo mês; e os sacerdotes e levitas, envergonhados, santificaram-se e trouxeram holocaustos à casa do Senhor.
èæ åÇéÌÇòÇîÀãåÌ òÇì-òÈîÀãÈí ëÌÀîÄùÑÀôÌÈèÈí, ëÌÀúåÉøÇú îÉùÑÆä àÄéùÑ-äÈàÁìÉäÄéí; äÇëÌÉäÂðÄéí æÉøÀ÷Äéí àÆú-äÇãÌÈí, îÄéÌÇã äÇìÀåÄéÌÄí. 16 Tomaram os seus lugares, segundo a sua ordem, conforme a lei de Moisés, homem de Deus; e os sacerdotes espargiram o sangue, que recebiam da mão dos levitas.
éæ ëÌÄé-øÇáÌÇú áÌÇ÷ÌÈäÈì, àÂùÑÆø ìÉà-äÄúÀ÷ÇãÌÈùÑåÌ; åÀäÇìÀåÄéÌÄí òÇì-ùÑÀçÄéèÇú äÇôÌÀñÈçÄéí, ìÀëÉì ìÉà èÈäåÉø--ìÀäÇ÷ÀãÌÄéùÑ, ìÇéäåÈä. 17 Pois havia muitos na congregação que não se tinham santificado; pelo que os levitas tiveram que imolar os cordeiros da páscoa por todo aquele que não estava limpo, para o santificarem ao Senhor.
éç ëÌÄé îÇøÀáÌÄéú äÈòÈí øÇáÌÇú îÅàÆôÀøÇéÄí åÌîÀðÇùÌÑÆä éÄùÌÒÈùëÈø åÌæÀáËìåÌï, ìÉà äÄèÌÆäÈøåÌ--ëÌÄé-àÈëÀìåÌ àÆú-äÇôÌÆñÇç, áÌÀìÉà ëÇëÌÈúåÌá:  ëÌÄé äÄúÀôÌÇìÌÅì éÀçÄæÀ÷ÄéÌÈäåÌ òÂìÅéäÆí ìÅàîÉø, éÀäåÈä äÇèÌåÉá éÀëÇôÌÅø áÌÀòÇã. 18 Porque uma multidão do povo, muitos de Efraím e Manassés, Issacar e Zebulom, não se tinham purificado, contudo comeram a páscoa, ainda que não segundo o que está escrito; pois Ezequias tinha orado por eles, dizendo:  O Senhor, que é bom, perdoe todo aquele
éè ëÌÈì-ìÀáÈáåÉ äÅëÄéï, ìÄãÀøåÉùÑ äÈàÁìÉäÄéí éÀäåÈä àÁìÉäÅé àÂáåÉúÈéå; åÀìÉà, ëÌÀèÈäÃøÇú äÇ÷ÌÉãÆùÑ.  {ñ} 19 que dispõe o seu coração para buscar a Deus, o Senhor, o Deus de seus pais, ainda que não esteja purificado segundo a purificação do santuário.
ë åÇéÌÄùÑÀîÇò éÀäåÈä àÆì-éÀçÄæÀ÷ÄéÌÈäåÌ, åÇéÌÄøÀôÌÈà àÆú-äÈòÈí.  {ñ} 20 E o Senhor ouviu Ezequias, e sarou o povo.
ëà åÇéÌÇòÂùÒåÌ áÀðÅé-éÄùÒÀøÈàÅì äÇðÌÄîÀöÀàÄéí áÌÄéøåÌùÑÈìÇÄí àÆú-çÇâ äÇîÌÇöÌåÉú, ùÑÄáÀòÇú éÈîÄéí--áÌÀùÒÄîÀçÈä âÀãåÉìÈä; åÌîÀäÇìÀìÄéí ìÇéäåÈä éåÉí áÌÀéåÉí äÇìÀåÄéÌÄí åÀäÇëÌÉäÂðÄéí, áÌÄëÀìÅé-òÉæ--ìÇéäåÈä.  {ñ} 21 E os filhos de Israel que se acharam em Jerusalém celebraram a festa dos pães ázimos por sete dias com grande alegria; e os levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia com instrumentos fortemente retinintes, cantando ao Senhor.
ëá åÇéÀãÇáÌÅø éÀçÄæÀ÷ÄéÌÈäåÌ, òÇì-ìÅá ëÌÈì-äÇìÀåÄéÌÄí--äÇîÌÇùÒÀëÌÄéìÄéí ùÒÅëÆì-èåÉá, ìÇéäåÈä; åÇéÌÉàëÀìåÌ àÆú-äÇîÌåÉòÅã, ùÑÄáÀòÇú äÇéÌÈîÄéí, îÀæÇáÌÀçÄéí æÄáÀçÅé ùÑÀìÈîÄéí, åÌîÄúÀåÇãÌÄéí ìÇéäåÈä àÁìÉäÅé àÂáåÉúÅéäÆí.  {ñ} 22 E Ezequias falou benignamente a todos os levitas que tinham bom entendimento no serviço do Senhor.  Assim comeram as ofertas da festa por sete dias, sacrificando ofertas pacíficas, e dando graças ao Senhor, Deus de seus pais.
ëâ åÇéÌÄåÌÈòÂöåÌ, ëÌÈì-äÇ÷ÌÈäÈì, ìÇòÂùÒåÉú, ùÑÄáÀòÇú éÈîÄéí àÂçÅøÄéí; åÇéÌÇòÂùÒåÌ ùÑÄáÀòÇú-éÈîÄéí, ùÒÄîÀçÈä. 23 E, tendo toda a congregação resolvido celebrar outros sete dias, celebraram por mais sete dias com alegria.
ëã ëÌÄé çÄæÀ÷ÄéÌÈäåÌ îÆìÆêÀ-éÀäåÌãÈä äÅøÄéí ìÇ÷ÌÈäÈì àÆìÆó ôÌÈøÄéí, åÀùÑÄáÀòÇú àÂìÈôÄéí öÉàï,  {ñ}  åÀäÇùÌÒÈøÄéí äÅøÄéîåÌ ìÇ÷ÌÈäÈì ôÌÈøÄéí àÆìÆó, åÀöÉàï òÂùÒÆøÆú àÂìÈôÄéí; åÇéÌÄúÀ÷ÇãÌÀùÑåÌ ëÉäÂðÄéí, ìÈøÉá. 24 Pois Ezequias, rei de Judá, apresentou à congregação para os sacrifícios mil novilhos e sete mil ovelhas; e os príncipes apresentaram à congregação mil novilhos e dez mil ovelhas; e os sacerdotes se santificaram em grande número.
ëä åÇéÌÄùÒÀîÀçåÌ ëÌÈì-÷ÀäÇì éÀäåÌãÈä, åÀäÇëÌÉäÂðÄéí åÀäÇìÀåÄéÌÄí, åÀëÈì-äÇ÷ÌÈäÈì, äÇáÌÈàÄéí îÄéÌÄùÒÀøÈàÅì; åÀäÇâÌÅøÄéí, äÇáÌÈàÄéí îÅàÆøÆõ éÄùÒÀøÈàÅì, åÀäÇéÌåÉùÑÀáÄéí, áÌÄéäåÌãÈä. 25 E regozijaram-se toda a congregação de Judá, juntamente com os sacerdotes e levitas, e toda a congregação dos que vieram de Israel, como também os estrangeiros que vieram da terra de Israel e os que habitavam em Judá.
ëå åÇúÌÀäÄé ùÒÄîÀçÈä-âÀãåÉìÈä, áÌÄéøåÌùÑÈìÈÄí:  ëÌÄé îÄéîÅé ùÑÀìÉîÉä áÆï-ãÌÈåÄéã, îÆìÆêÀ éÄùÒÀøÈàÅì, ìÉà ëÈæÉàú, áÌÄéøåÌùÑÈìÈÄí.  {ñ} 26 Assim houve grande alegria em Jerusalém, pois desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não tinha havido coisa semelhante em Jerusalém.
ëæ åÇéÌÈ÷ËîåÌ äÇëÌÉäÂðÄéí äÇìÀåÄéÌÄí, åÇéÀáÈøÀëåÌ àÆú-äÈòÈí, åÇéÌÄùÌÑÈîÇò, áÌÀ÷åÉìÈí; åÇúÌÈáåÉà úÀôÄìÌÈúÈí ìÄîÀòåÉï ÷ÈãÀùÑåÉ, ìÇùÌÑÈîÈéÄí.  {ô} 27 Então os levitas sacerdotes se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida, porque a sua oração chegou até a santa habitação de Deus, até o céu.

 

Índice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36