Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal


Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Os Grandes Filhos da Nação:

|Rabi Moisés Al-Achkar|

"Achkar" significa "vermelho" em árabe, e a primeira partícula "al" equivale ao artigo "o" em língua portuguesa. O primeiro com este sobrenome foi Samuel Ibn-al-Achkar (lit.: "filho do avermelhado"), honrado médico em Sevilha no séc. XIV.

Rabi Mochê ben-Ishaq Al-Achkar foi legislador halákhico, exímio talmudista e poeta, nascido no ano 1466, falecido em 1542. O local exato de seu nascimento é duvidoso, mas sabe-se que ainda em sua juventude encontrava-se na cidade de Samora, sendo seu principal instrutor o rabino Samuel Valenciano.

No ano da expulsão (1492), durante sua fuga foi aprisionado por malfeitores, logrando escapar a perigos mortais, chegando à Tunísia, onde viveu por aproximadamente 18 anos.

No ano 1510 estava em Trabels, cidade portenha do norte-africano. Caindo esta cidade em mãos dos cristãos, muitos judeus foram aprisisonados e torturados, e Rabi Al-Achkar conseguiu escapar do local entre os demais que lograram fugir a tempo, chegando à cidade de Patros, na Grécia.

Em sua velhice, dirigiu-se para Jerusalém, durante os últimos anos de vida de Rabi Ya'aqob be-Rab.

Suas obras:Livro de perguntas e respostas em assuntos concernentes à halakhá, cujos "simanim" (capítulos) testificam acerca de sua forma de pensar e relação à Torá e à forma apropriada de manter seu cumprimento, por exemplo - na resposta 54, onde dirige palavras duras contra um rabino de sua época que tentava inculcar ao povo a compreensão errônea de que "todo rabino de qualquer geração pode legislar e renovar leis, segundo o que está trazido nos escritos gaônicos: "a halakhá é de acordo com os últimos" - (inculcar - especialmente aos sefarditas, pois os achkenazitas há muito já haviam aderido ao modo de pensar) desfazendo-se do fato de que os próprios gueonim citaram a regra como sendo relacionada aos útimos do Talmud, que o selaram.

Em outra resposta, sai em defesa dos escritos de Rabi Mochê ben-Maimon, contra certo livro que escrevera certo rabino chamado Chem Tob ben-Chem Tob, intitulado "O Livro das Crenças" (Sêfer ha-Emunôt), e em sua resposta sobre as afirmações do dito rabino, diz: "Melhor lhe seria que não tivesse nascido, ou que se jogasse sua placenta ao nascer sobre seu próprio rosto, evitando que chegasse a escrever palavras assim sobre quem foi o sustentáculo do mundo, ..."

Compilou ainda mais dois grandes livros, intitulados "Êben Chemuel" e "Geon Ia'aqôb". Ademais, compilou vários poemas sacros, como por exemplo o conhecido "Adon ha-Kol" que no oriente e especialmente na Terra de Israel é costume entre os judeus de origem local cantar antes do poema "Adon 'Olam" que sucede as orações de Sábado, ou que precede as súplicas de cada dia.


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

| Voltar |