|
|
Os Grandes Filhos da Nação: |
O livro "'en Ia'aqobh" foi ordenado segundo a ordem dos tratados talmúdicos, e em seu comentário exegético busca esclarecer as lendas ininteligíveis, trazendo sobre elas um pálio de luz, aproximando-as ao intelecto. Apesar disto, distancia-se das explicações racionais filosóficas; e, ao mesmo tempo, das místicas (cabalíticas). Pretendia inserir ao livro também os comentários de seu pai, mas estes não achavam-se prontos em manuscritos, pelo que logrou cumprir com esse desiderato.
O livro foi impresso pela primeira vez em Salônica, e logo chegou a ser um livro utilizado por todo o público judaico mediano, que não alcançara os altos graus do estudo da halakhá em profundidade.
Muitos outros comentários foram posteriormente adscritos por diversos rabinos pelas geraç&3245;es procedentes, e por razão da censura católica romana por um edito papal que proibia a impressão do livro, em diversos lugares do globo foi publicado com outro nome: "'En Israel".
Rabi Ia'aqob redigira também um comentário sobre o "Tur" (compêndio de halakhá de autoria de Rabi Ia'aqobh ben Ieĥiel, sobre o qual escrevera Rabi Iossef Caro seu livro famoso "bet Iossef") em duas de suas quatro divisões: "Oraĥ Ĥaim" e "Iorê De'á", algumas vezes citado por Rabi Iossef Caro em seus livros e em algumas de suas responsas. Rabi Ia'aqobh morreu em longevidade de dias em Salônica, em 1516 da era comum ocidental.
|
|