Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal

Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Os Grandes Filhos da Nação:

|Rabi Ia'aqob ben Rabi Chelomo ibn-Ĥabib|

Nascido em Zamora, em Castela (Espanha), vivera no período da expulsão dos judeus da Espanha (que se dera em 1492), e com seu filho Rabi Levi, dirigira-se para Salônica onde fizera muitos discípulos e compilara seu famoso livro "'En Ia'aqobh", composto de lendas metafóricas do talmud, e a ele adscrevera o comentário exegético de Rabi Chlomo Itsĥaqi (comumente chamado "Rachi"), comentários dos sábios provençais, de Naĥmânides, Rabi Chelomo ben-Adêret, "Ritba", "Ran" e outros, de acordo com o que escreveram sobre os mesmos assuntos nos tratados talmúdicos onde se encontram. A meta de seu trabalho, como pode todo estudante talmúdico constatar, não fora juntar escritos esparsos para os discursores públicos, senão muito mais profunda: concentrar em um único livro todos os ditos e anedotas legendárias dos Sábios do Talmud nos quais ocultam-se as chaves e os fundamentos da fé hebraica, desenvolvimento virtual, etc.

O livro "'en Ia'aqobh" foi ordenado segundo a ordem dos tratados talmúdicos, e em seu comentário exegético busca esclarecer as lendas ininteligíveis, trazendo sobre elas um pálio de luz, aproximando-as ao intelecto. Apesar disto, distancia-se das explicações racionais filosóficas; e, ao mesmo tempo, das místicas (cabalíticas). Pretendia inserir ao livro também os comentários de seu pai, mas estes não achavam-se prontos em manuscritos, pelo que logrou cumprir com esse desiderato.

O livro foi impresso pela primeira vez em Salônica, e logo chegou a ser um livro utilizado por todo o público judaico mediano, que não alcançara os altos graus do estudo da halakhá em profundidade.

Muitos outros comentários foram posteriormente adscritos por diversos rabinos pelas geraç&3245;es procedentes, e por razão da censura católica romana por um edito papal que proibia a impressão do livro, em diversos lugares do globo foi publicado com outro nome: "'En Israel".

Rabi Ia'aqob redigira também um comentário sobre o "Tur" (compêndio de halakhá de autoria de Rabi Ia'aqobh ben Ieĥiel, sobre o qual escrevera Rabi Iossef Caro seu livro famoso "bet Iossef") em duas de suas quatro divisões: "Oraĥ Ĥaim" e "Iorê De'á", algumas vezes citado por Rabi Iossef Caro em seus livros e em algumas de suas responsas. Rabi Ia'aqobh morreu em longevidade de dias em Salônica, em 1516 da era comum ocidental.


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

Voltar