Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal

Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Os Grandes Filhos da Nação:

Rabi Iossef ibn-Ĥisdai

Rabino e poeta espanhol da geração de Rabi Chemuel ha-Nagid (meados do séc. xi da contagem ocidental), alcunhado em árabe "Abu 'Amar" ("o vitorioso"). Tornara-se famoso especialmente pelos versos que compôs em honra do nobre Rabi Chemuel ha-Levi (o "Nagid" da Espanha), que causara admiração geral por sua beleza e graça, ao ponto que foi chamado de "poema órfão", por não achar-se poema que a este se compare em sua forma, graça, ordem e beleza.

Rabi Chemuel ha-Nagid respondeu-a com um outro poema, conforme consta no "Diwan ha-Nagid", pg. 72, mas não chegou a igualar-se sua obra em arte e beleza ao poema escrito em sua honra.

Os dois grandes rabinos-poetas - Rabi Mochê Ibn-'Ezra e Rabi Iehudá al-Ĥarizi escreveram elogios sobre a "poesia órfã" de Ibn-Ĥisdai, e Rabi Ioná ibn-Djanaĥ relata que Rabi Iossef ibn-ĥisdai veio de Córdoba para Saragoza, dizendo que já havia falecido. Seu filho, chegou a ser grande ministro no governo de Saragoza.

Cabe lembrar que a poesia hebraica da época era influenciada pela beleza dos poemas árabes, em "princípios", "términos" e "peso" linguístico, sensivelmente matemático e sensivelmente idiomático e clássico, dos quais até hoje inveja-se a poesia ocidental não-semítica. Somente um exímio conhecedor da poesia islâmica do período dos califados pode entender de que se trata realmente obras similares, e somente um conhecedor da poesia árabe poderia admirar realmente a construção dos poemas de grandes rabinos da época, como Ibn-'Ezra, Rabi Iehudá ha-Levi e outros.


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

Voltar