Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal

Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Os Grandes Filhos da Nação:

| Rabi Gedaliah ben-Rabi David ibn-Iéĥia|

Sábio em Torá e em ciências, além de exímio médico, nascido em Lisboa, Portugal, em 1437. Serviu como médico da côrte, junto ao rei português. Com o falecimento de D. Alfonso, o Bondoso, abandonou Portugal no ano 1481, com todos seus familiares, dirigindo-se a Constantina.

Ao chegar a esta cidade, dirigiram-se a ele os caraítas pedindo-lhe um caminho para o retorno à fé judaica normal, voltando-se para a Torá Oral. Nada, porém, conseguira Rabi Gedaliah, devido ao antagonismo dos rabinos locais, apesar de seus esforços.

Então, decidira abandonar a cidade e dirigir-se à Terra pela qual todo coração hebraico palpita: a Terra de Israel. Falecera antes de realizar seu intento, no dia do Jejum de Gedaliah (3 de tichrê), em 1487. Sobre sua lápide foram transcritas palavras honrosas, como "a primícia da humanidade", "Pai do conhecimento bíblico, pai do conhecimento de Torá e irmão da sabedoria".

Dentre todos seus escritos somente imprimira-se seu menor livro, intitulado "Chiv'at 'eináim", sobre as sete regras, escrito por metodologia metafórica inefável, pelo sistema utilizado pelo rabino Ieda'iá ha-Penini em seu livro "Beĥinat 'Olam".


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

| Voltar |