Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal

Nota imp.: "ch" aqui deve ser pronunciado como em português.

Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Rabi Salomão de Aharon Rodrigues Pereira:

Rabi Salomão foi o último rabino da comunidade hispano-portuguesa de Amsterdam, cujo progenitor, rabi Aharon Rodrigues Pereira, foi também rabino desta comunidade.

O ĥakham Pereira, de abençoada memória, nasceu no dia 25 de kisleu de 5647 (11 de dezembro de 1887) em Amsterdam, e foi considerado um exemplo de adepto do grande mestre de todo Israel - Rabi Moiés Maimônides, principalmente em seu ato de nobreza no qual se tornou professor de línguas mortas na Universidade de Amsterdam, onde se tornou o reitor. Isto para desfazer-se de "soldo rabínico" - seguindo ao pé da letra o que foi dito por Maimônides em seu livro de halakhá (Michnê Torá), o qual se opõe severamente ao fato de os rabinos assalariados.

Em seu comentário à Michná - escrito redigido em língua árabe, anterior ao Michnê Torá, que fora organizado diferentemente e em hebraico, para facilitar o acesso a todo e qualquer judeu que queira conhecer profundamente a lei talmúdica sem que necessite adentrar o emaranhado das difíceis discussões talmúdicas, diz Maimônides que qualquer pessoa que busque tirar proveito da Torá para seu sustento ou para sua honraria, perde seu direito a entrar no mundo vindouro, cortando com isto sua vida espiritual. O ĥakham Pereira negou-se a receber qualquer soldo comunitário, por esta razão.

Sendo doutorado em latim e grego clássico, preferiu lecionar estas línguas em ambientes não-judaicos, para assim desfazer-se do estar submetido ao salário oferecido pela comunidade, condecorado pelo prefeito do local com uma medalha de ouro em presença da rainha.

Tornou-se, após o falecimento de seu pai, o Rabino da comunidade Ĥonin Dal, em Hag, e após a segunda guerra mundial tornou-se não somente o reitor do colégio de Hilversum, senão também cidadão honorário da localidade. Durante a segunda guerra, serviu no exécito holandês como primeiro rabino holandês do exército (como o capelão nos exércitos ocidentais em geral), acompanhando as forças para a Normândia, para a França e Bélgica, na luta pela libertação da Holanda do jugo nazista. Em 1945, foi nomeado o Ĥakham de todas as comunidades hispano-portuguesas da Holanda, cuja sede estava em Amsterdam. Serviu também como rabino das comunidades achkenazitas da Holanda,tornando-se o presidente de ambas as comunidades nos Países-Baixos.

O governo holandês recorreu ao Ĥakham Pereira em um pedido que escrevesse uma história sobre a guerra dos seis dias (Israel - 1967).

Devolvera este grande sábio sua alma ao Altíssimo, indo à espera da ressurreição prometida para a era messiânica, esperança de todos nós, no dia 29 de Tichrê de 5730 (10/10/1969).


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

| Voltar |