Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário

Capítulos:
2 | 3 | Todo o Livro

Capítulo 1

01 A circuncisão é preceito positivo sobre o qual a penalidade é "carêt", conforme está escrito: "Quanto ao incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo;..." - Gn 17:14. E, é preceito sobre o pai que circuncide a seus filhos, e sobre o senhor que circuncide a todos seus escravos, "...tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro...". - Gn 17:12.

02 Caso transgrida um pai, ou um senhor [de escravos] e não circuncide a seu filho ou a seu escravo, acha-se em anulamento de um preceito positivo. Não incorre em carêt, que recai [neste caso] somente sobre o incircunciso. O bet din é ordenado a circuncidar o filho ou o escravo a seu tempo, sem deixar que haja um só incircunciso no povo de Israel, nem entre seus escravos.

03 Não pode-se circuncidar ao filho de ninguém senão com a anuência do pai, a não ser que haja transgredido a Lei, deixando de circuncidar a seu filho, quando então é permitido o bet din de circuncidá-lo contra a vontade do pai. Se o bet din não ficou reiterado do caso, sem portanto havê-lo circuncidado, deve este [filho] ao crescer circuncidar-se a si próprio. Cada dia que passar e não circuncidar-se a si próprio, achar-se-á [a cada momento] em anulaão de um preceito positivo. Porém, não incorre este em carêt, até o momento de sua morte, pois [então comprova-se que] era incircunciso intencionalmente.

04 Tanto o escravo que haja nascido como posse de um judeu, como o escravo adquirido dos gentios, é obrigado o proprietário a circuncidar a todos. A única diferença é que o nascido em sua casa deve ser circuncidado ao oitavo dia, e o comprado por dinheiro no dia em que for efetuada a compra. Mesmo que haja sido comprado no dia em que nascera, nesse mesmo dia deve ser circuncidado.

05 Há [escravos] comprados por dinheiro que devem ser circuncidados ao oitavo dia, e há nascidos em casa que devem ser circuncidados no mesmo dia em que nasceu. Como assim? - se comprar uma escrava [gestante], e com ela seu feto, e esta parturir, o filho deve ser circuncidado ao oitavo dia, mesmo que haja efetuado a compra por ambos separadamente, sendo o próprio feto "...comprado por dinheiro..." - Gn 17:12 - já que comprara a mãe ante do parto, o filho é circuncidado ao oitavo dia.

06 Se comprar uma escrava especialmente para proporcionar fetos, ou comprar uma escrava com a condição prévia de não venha a efetuar a tevilá para que seja escrava, mesmo que haja nascido em sua propriedade deve ser circuncidado no dia em que nascera, pois é como se fosse somente ele "...comprado por dinheiro..." - Gn 17:12 - como se nesse mesmo dia [em que nascera] a compra tenha sido feita, pois sua mãe não faz parte dos escravos de Israel, para que seu filho possa ser tido como "...nascido em casa...". Mas, se efetuar sua mãe a tevilá imediatamente após o nascimento, deve ser circuncidado ao oitavo dia.

07 Se efetuar a compra de um escravo dentre os gentios, e não quiser o escravo circuncidar-se, tenta-se convencê-lo por doze meses. Mais que isto, está proibido mantê-lo, estando ele incircunciso, e é obrigado a revendê-lo aos gentios. Se, porém, foi a condição da compra com seu senhor anterior que não o circuncidaria, é permitido mantê-lo sendo ele incircunciso, com a condição de que este guarde os sete preceitos dados aos filhos de Noé, tornando-se como um "ger tochav". Mas, se não aceitar guardar os preceitos de Noé, deve ser morto imediatamente. Não pode-se admitir "ger tochav", senão quando é possível a comemoração do Iovel.

08 O gentio que for admitido no povo judeu, necessita antes ser circuncidado, e se já era circunciso como gentio, precisa-se que se tire de sua circuncisão uma gota de sangue ao converter-se. O mesmo concernente a um recém nascido [israelita] que nascera circuncidado [naturalmente]: é preciso que se retire dele uma gota de sangue no dia oitavo. Um andrógino, que é o que nasce com aparelho sexual masculino, como os machos, e com aparelho sexual feminino como as fêmeas, precisa ser circuncidado no oitavo dia. Assim também o nascido de parto cesariano. Quem nascer com dois prepúcios isocronamente, deve ser circuncidado em ambos no dia oitavo de seu nascimento.

09 Não se circuncida senão de dia, após o subir do sol - seja a circuncisão feita no dia oitavo, que é a que é efetuada em seu tempo certo, seja a circuncisão efetuada fora do tempo, que é do nono dia em diante, porquanto está escrito: "...no dia oitavo..." - Lv 12:3 - "...dia..." [oitavo], não noite [oitava]. Se, porém, foi circuncidado após o subir da alva, preencheu o requisito. Todo o dia é apropriado para circuncidar, e mesmo assim, é preceitual que seja adiantado para o princípio do dia, pois "os velozes adiantam-se para o cumprimento dos preceitos!".

10 A circuncisão a ser feita no tempo certo, tem maior importância que o chabat, e a que não for feita no tempo certo, não, nem mesmo o iom tov. Contudo, no tempo certo ou não, é mais importante que a tsaráat. Como assim? - se houver "bahêret" na pele do prepúcio, deve ser cortada em conjunto com o prepúcio. Apesar de o cortar da neg'a tzará'at ser uma proibição, o preceito positivo é mais importante que o negativo.

11 Assim como a circuncisão dos filhos importa mais que a observância do chabat, igualmente a circuncisão de escravos que devem ser circuncidados ao oitavo dia, se cair o oitavo dia de seu nascimento no chabat, com exceção do "nascido em casa" cuja mãe nã efetuou a "tevilá" antes do parto. Apesar de também este ser circuncidado ao oitavo dia, sua circuncisão não é mais importante que o chabat.

12 Um menino que nascera previamente circuncidado, ou quem nascera no mês oitavo da gestação, antes de completar-se seu desenvolvimento, que é tido como abortado, por não ser considerado vivo, bem como o nascido de parto cesariano, e o andrógino, e quem possui dois prepúcios, não é sua circuncisão mais importante que o chabat, devendo ser circuncidados no primeiro dia da semana, que é o nono do nascimento.

13 O nascido após o crepúsculo e antes da saída das estrelas, que é duvidoso se é dia ou se é noite, conta-se a partir da noite, e sua circuncisão é feita no nono dia, que é dúvida se é oitavo. E, se nascer na véspera de chabat após o crepúculo e antes da saída das estrelas, não importa sua circuncisão mais que o chabat, pois não se profana o chabat pela dúvida.

14 O nascido no oitavo mês - se tiver os cabelos e unhas plenos, é feto completo, e nascido de sete meses, que ficara mais tempo do que o que necessitava no ventre materno, pelo que é permitido transportá-lo de um lugar a outro no chabat, e não é comparado a uma pedra. A este circuncida-se no chabat. Porém, se nascera tendo o cabelo em escassez, e unhas não plenamente formadas, é este um filho de oito meses inquestionavelmente, que não era pronto para o nascimento a não ser aos nove meses, e saiu antes do término de sua formação. Por isto é comparado a uma pedra, sendo proibido transportá-lo no chabat. Mesmo assim, se sobreviver por trinta dias [após o nascimento no oitavo mês], é como todos os nascidos, pois todo o que sobreviver trinta dias [após o nascimento] entre os seres humanos, não é [identificado como caso de] aborto.

15 Quem nasce no mês sétimo da gestação, se nascer pleno - é tido como recém-nascido normal, e é circuncidado no chabat. Se há dúvida se de sete meses ou de oito, também deve ser circuncidado no chabat [apesar da dúvida]. [Dizemos, por lógica, que] se for de sete meses, encontra-se em sua plenitude, e por lei deve ser circuncidado no chabat; e se de oito meses, o que corta [seu prepúcio] é como se estivesse cortando a carne de um morto, pois este é um abortado, se for de oito meses.

16 Se tirar a criança a cabeça para fora do ventre de sua mãe após o crepúsculo e antes do aparecimento das estrelas, apesar de não haver saído todo seu corpo senão na noite de chabat, não deve ser circuncidado no chabat. Todo o que não tem maior importância que o chabat, não importa mais que o iom tov primeiro, mas é mais importante que o segundo. Concernente, porém, aos dois dias do roch ha-chaná , não é mais importante nem que o primeiro, nem que o segundo. Assim, toda circuncisão fora do dia apropriado, não importa mais que o roch ha-chaná.

17 Doentes, não devem ser circuncidados até que estejam saudáveis. Conta-se, para tanto, por períodos desde que se revivifique de sua enfermidade, sete dias, contando noites e dias em separado [para o começo da contagem], e então [após sete dias de estar são], pode ser circuncidado. Em que caso? - em que deixou-o a febre [totalmente], ou similar à febre; mas, se doera-lhe os olhos no momento em que os abrira, e curaram-se, pode-se circuncidá-lo imediatamente. Assim, tudo o que for similar.

18 A criança que no dia oitavo de seu nascimento parecer muito esverdeado, não pode ser circuncidado, até que se faça sanguíneo, tornando-se sua aparência como a das crianças saudáveis. Do mesmo modo, se parecer demasiado vermelho, como quem foi pintado, não se pode circuncidá-la, até que seu sangue seja interiorizado, tornando-se sua aparência como a das demais crianças, pois isto é doença. É preciso tomar muito cuidado com estas cousas, e não circuncidar senão uma criança no qual não haja nenhuma enfermidade, pois periculosidade vital importa mais que tudo, e é possível circuncidá-lo posteriormente. Mas, não é possível jamais trazer de volta a uma alma de Israel.

19 A mulher que circuncidar a seu primeiro filho, e morrera este por haver sido enfraquecido pela circuncisão, e assim, circuncidara ao segundo, e também este falecera, tanto faz que seja filho de um esposo, ou de outro [anterior], não pode circuncidar ao terceiro filho a seu tempo, senão esperar que creça um pouco, e se fortaleça.


Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário

Capítulos:
2 | 3 | Todo o Livro
Alguma pergunta? Consulte-nos!