Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | Todo o livro

Capítulo 25

01 Há utensílios cuja função é permissiva, e é o utensílio que com ele é permitido fazer algo no chabat, como por exemplo um copo, para beber, um prato para comer nele, uma faca, para cortar carne ou pão, um rachador, para com ele quebrar nozes, e semelhantes a estes.

02 E, há utensílios cuja função é proibitiva, e ão os que é proibido fazer com eles no chabat aquilo para o qual foram destinados, como por exemplo um almofariz, ou moinho, pois é proibido amassar ou moer no chabat.

03 Todo utensílio cuja função é permissiva, - seja de madeira, de argila, de pedra ou de metal - é permitido portar no chabat, seja pelo utensílio em si, ou seja para uso do lugar onde está, seja por necessidade de seu próprio corpo. E, todo utensílio cuja função é proibitiva, seja de madeira, de argila, de pedra ou de metal, é permitido portar no chabat, seja por necessidade de seu próprio corpo, ou pelo lugar onde se encontra o utensílio. Mas, pelo utensílio em si, é proibido.

04 Como assim? - é permitido que porte o prato de madeira para comer nele, ou para assentar-se em seu lugar, ou para que não seja roubado; e, isto é pela pessoa em si. Assim também se portar para retirar do sol, para que não seque-se e rompa-se, ou para que não seja roubado, ou da chuva, para que não se inche e se estrague. Isto é o portar pelo utensílio em si, e é permitido, pois a função do utensílio é permissiva.

05 E, é permitido portar um moinho ou o almofariz para quebrar nozes com ele, ou para subir à cama através dele, e isto é por necessidade da pessoa, ou para assentar-se em seu lugar; mas não pode portar para que não se quebre, ou para que não seja roubado. Assim, tudo o que se assemelhar a isto.

06 Tudo o que não for utensílio - como pedras, dinheiro, juncos, ninhos e vigas - e, tudo o que for semelhante - é proibido portar. Uma pedra grande - mesmo se for possível seu porte somente com dez pessoas - se for tida como utensílio, é permitido portá-la. Portas da casa - apesar de serem utensílios - não foram feitas para serem transportadas - portanto, se escaparem de seu lugar, e mesmo que for no chabat - é proibido portar. Igualmente, a terra, a areia e o morto - não se pode retirar de seu lugar. Uma criança de oito dias, vivo, é comparado a uma pedra, e é proibido que seja portado.

07 É permitido transportar um utensílio mesmo que não seja para seu uso comum, senão para fazer algo que não é seu usual. Como assim? - pode-se portar uma marreta para quebrar nozes, ou machado para cortar uma amarra de figos secos. Gaveta, para colocar nela um queijo; rastelo, para rastelar os figos secos, a “ráĥat” e o garfo para dar comida à criança. A fiandeira ou o kadkod para enfiar algo com ele, ou agulha de fabricadores de sacos para abrir uma porta, ou o pilão para assentar-se sobre ele. Assim, tudo o que se assemelhe.

08 Pode-se portar uma agulha em seu estado perfeito, afim de extrair um espinho. Mas, se foi retirada extremidade perfurada dela, não se pode portar. Se ainda estiver em seu estado pré-fabricado, não tendo ainda o orifício da extremidade, é permitido que seja portada.

09 Todo utensílio sobre o qual se preocupa porquê pode diminuir seu valor - como utensílios destinados a mercadoria comercial, ou utensílios caríssimos que se preocupa com que não se estraguem, é proibido que os porte no chabat, e é o que se chama “muqse meĥamat ĥissaron kiss”, como o serrote grande, ou o arado, ou uma faca especial de abatedores de animais, faca de artesãos de utensílios de couro, plaina de carpinteiros e martelo de especiarias, e tudo o que se pareça com estes.

10 Todo utensílio previamente separado por proibitividade, é proibido que seja portado. Como por exemplo: a vela acesa em honra do chabat, o castiçal sobre o qual esteja a vela, e mesa por sobre a qual haja dinheiro. Mesmo que a vela se apague, e mesmo que o dinheiro caia de seu lugar, continua proibido portar. Isto, porquanto todo utensílio que se faz proibido de portar de um lugar a outro no crepúsculo, fica proibido que o faça durante todo o chabat, apesar de algo costumeiro ser o causador da proibitividade. Mas um utensílio que seja separado devido à repugnância - como vela de piche e vaso sanitário portátil, é permitido portar, caso os necessite.

11 Todos os utensílios que é seu porte permitido no chabat, se deslocarem-se suas portas - como portas de caixas e de armários - seja que se deslocaram no chabat, ou antes, é permitido portar tais portas. Do mesmo modo, todo utensílio permitido que se porte no chabat, se quebrar-se - antes ou durante o chabat - seus pedaços podem ser portados. Isto, desde que possa ser feito com os pedaços algo semelhante à ação para a qual eram úteis. Como assim? - restolhos de uma bacia para cobrir a boca de um barril, cacos de vidro para para cobrir um jarro, e tudo o que se assemelhe. Mas, se os pedaços não servirem para nenhum tipo de ação, é proibido o porte deles.

12 Todas as tampas de utensílios podem ser portadas no chabat, desde que sua utilidade seja determinada para serem tidas como utensílio. Sendo um utensílio preso ao solo, como um barril enterrado no chão, se tiver sua tampa uma alça, pode ser portado; se não tiverem, não. Assim também tampas da terra, como de buracos ou de fendas na terra: não se pode portar suas tampas, a não ser que tenham alça. A cobertura de um forno - apesar de não possuir alça - pode-se portar.

13 Duas coisas juntas - uma, proibida de ser portada; outra, permitida - e estando elas ligadas uma à outra, ou sobre a outra - se levantar uma delas, a outra será levada consigo, se precisar para algo que é permissivo que porte a dentre ambas que é permitido seu porte, pode portar, apesar de que a coisa que é proibida é portada em conjunto. Mas, se precisa portar a que é proibida, não pode portar com aquela que é permitida.

14 Como assim? - um figo ainda não maduro que estiver enterrado na palha ou uma "ĥarará" que se ache sobre as brasas, pode-se espetar com um "kadkod ou com um fuso de fiandeira, apesar de a palha ou as brasas serem sacudidas no momento em que os move de seu lugar. De modo similar, o nabo ou o rabanete que estiverem enfiados na terra, e parte de suas folhas fora da terra, pode retirar puxando suas folhas, apesar de a terra ser sacudida. Mas, se estiver um pão ou uma criança sobre uma pedra, ou sobre uma viga, não pode levantar a pedra ou a viga com o pão ou com a criança que achem-se sobre elas. E, todos os demais casos semelhantes, são como estes.

15 Uma pessoa pode pegar sua criança pelo qual é saudoso, tendo este uma pedra em sua mão; mas, não tendo um dinar, pois se este cair, tomará o pai por sua própria mão. Um cesto de frutos furado, cujo orifício for tapado com uma pedra, pode portar, pois a pedra estará sendo apenas "parede" para o cesto. Se o cesto estiver cheio de frutos, e a pedra entre os frutos - no caso de serem frutos úmidos, como uvas ou morangos - pode pegar o cesto como está, pois se sacudir os frutos, se tornarão imundos pela terra. Em caso de prejuízo não decretaram.

16 Um barril sobre o qual foi esquecida uma pedra, pode entornar o barril, e a pedra cai por si. Estando entre barris, suspende o barril para outro lugar, estando a pedra sobre o barril. Ali pode entornar o barril, e a pedra cai por si. Assim também se alguém esquecer dinheiro sobre uma almofada, e precisa dela: pode sacudir a almofada [em seu mesmo lugar], e o dinheiro cai por si. Se precisar do local onde se encontra a almofada, pode retirar a almofada, e o dinheiro sobre ela. Mas, se depositar o dinheiro sobre a almofada, ou sobre o barril, na véspera de chabat, é proibido remover, e isto, mesmo que houver caído o dinheiro, ou a pedra, pois tornara-se base para algo proibido.

17 A pedra da cabaça - se ao enchê-la, não cai a pedra - ela é como uma extensão da cabaça, e pode-se encher a cabaça com a pedra. Se não for assim, é proibido. O pano que envolve o cano, deve-se retirar de sobre ele.

18 Frutos proibidos de serem comidos - como as frutas das quais não haja sido separado o dízimo - mesmo que sejam devedores de dízimo por decreto, ou ainda o dízimo primeiro do qual não haja sido separada sua terumá, ou uma "terumá temeá", ou ainda um dízimo segundo e uma coisa consagrada que não haja sido redimida segundo a lei - é proibido que sejam portados. Mas, o "demai" - por ser útil para os pobres - e o segundo dízimo ou coisa consagrada já redimidos - mesmo que não houver dado a quinta parte - podem ser portados.

19 O israelita pode portar a terumá, apesar de não ser-lhe apropriada. E, é permitido o porte de terumá impura em conjunto com a terumá pura, ou mesmo com alimentos considerados “ĥulin”, caso estejam em um mesmo recipiente. Em que caso? - em que a impura estiver por baixo, e que os seus frutos possam ser sujados pelo chão, que se sacudidos, estarão estragados. Mas, tratando-se de nozes ou amêndoas, ou semelhantes, pode balançar o utensílio, e pegar a terumá ou "hulin", deixando o que for impuro. Porém, se o que necessita é o local onde se encontram, pode pegar a ambos em conjunto, de uma só vez.

20 Um muro baixo de pedras no qual pensara ainda no dia antecedente, caso haja inaugurado, pode assentar-se sobre ele no chabat. Se não , é proibido. Galhos de dátil que haja arrastado para servir de lenha, e mudou seu pensamento para assentar-se sobre eles durante o chabat, pode portar no chabat. De mesmo modo, se houver assentado-se sobre eles na véspera.

21 O feno de sobre a cama não pode sacudir com suas mãos, mas pode com seu corpo. E, se for apto para servir de alimento animal, pode [inclusive] transportar. Assim, se estiver sobre ele um travesseiro, ou um lençol, ou coisas assim, pode sacudir com suas próprias mãos, pois é como algo sobre o qual se assentou durante a véspera. Se colocar uma caixa de terra em sua casa, e reservar para ela um local próprio desde a véspera, pode transportar no chabat, e fazer com ela tudo o que precisar.

22 É proibido anular a finalidade de um utensílio no chabat, pois é como desfazer algo construído. Como assim? - não se pode colocar um utensílio sob uma lâmpada para receber o óleo que se respinga dela, pois o óleo da lâmpada é proibido seu transporte, e ao cair no utensílio torna o porte do utensílio que era permitido, proibido. Assim, tudo o que se assemelhe a este caso. Por esta razão é proibido colocar um utensílio sob a galinha para que nele caia o ovo, mas pode debruçar um utensílio sobre o ovo. De mesma forma, é permitido que debruce um utensílio sobre toda coisa que for proibido portar, pois não achar-se-á anulando a finalidade do utensílio, pois se quiser, pode retirar.

23 Pode-se colocar um utensílio sob uma goteira, e se encher-se o utensílio, pode despejar e colocar novamente. Isto, desde que a água da goteira seja apta para banho. Se não for, não pode colocar. Se, porém, fê-lo, é permitido portar o utensílio com sua água repugnante. Isto, porquanto não se faz um penico a priori [no chabat].

24 Um barril cheio de "têbel" que quebrar-se - pode depositar um utensílio sob ele, já que se transgredisse e fizesse o "conserto", estaria "consertado". E, pode-se colocar um utensílio sob a lâmpada para que nele caiam as faíscas, pois não há nelas consistência existencial, e é permitido remover o utensílio. Uma viga que partir-se, não se pode fazer seu suporte com um copo, ou com os suportes de uma cama, a não ser no caso de serem largos, pois toda vez que precisar, pode portá-los, evitando anular um utensílio de sua finalidade original. E, pode-se estender uma esteira sobre pedras no chabat, ou sobre uma colméia no lol, por causa do calor do sol, e na chuva por causa da chuva. Isto, com a nica condição de que não tenha a intenção de estar caçando, pois assim poderá retirar quando quiser. Pode-se debruçar um cesto no chabat diante dos pintinhos, para que subam nele e desçam, pois é permitido portar o cesto quando descerem dele. Assim, tudo o que se assemelhe.

25 Se um animal cair em um buraco, ou em um rego dágua, se puder alimentá-la onde se encontra, é o que deve fazer até sair o chabat. Se não, pode trazer travesseiros e almofadas, e colocar sob ele, e se subir, não há nada demais no que fez, apesar de haver anulado a finalidade do utensílio. Isto, porquê se lança à água para evitar o sofrimento animal, não decretaram sobre isto proibição. Mas, é proibido erguê-la por suas próprias mãos. Similarmente, não retira-se à força um animal doméstico, silvestre ou ave no quintal, mas pode expulsar até que entrem. E, pode-se lutar com bezerros e com potros. Galinha que fugir, não pode-se lutar com ela, pois ela escapa-se das mãos, e termina por ter seus membros estirpados. Mas, pode-se expulsar, até que entre.


Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | Todo o livro
Alguma pergunta? Consulte-nos!