Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 30 | Todo o livro

Capítulo 29

01 Mandamento positivo da Torá: santificar o dia do chabat por palavras, como consta escrito: "Lembra-te do dia do chabat para o santificar!..." - Ex 20:7 Quer dizer: "Lembra-o com lembrança de louvor e santificação!" e, é necessário lembrá-lo na entrada e na saída, na entrada, com santificação do dia, e na saída, com a diferenciação.

02 Esta é a fórmula ritual da santificação do dia:
"Bendito és Tu, Adonai nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificaste com teus mandamentos, e nos quiseste, e Teu chabat santo com amor e por anílito nos deste por herança, para memorização da criação no princípio, por lembrança de nosso êxodo do Egito: pois nos elegeste e nos santificaste dentre todos os povos, e Teu santo chabat com amor e por anélito nos deste por herança! Bendito és Tu, Adonai, que santificas o chabat!"

03 E, esta é a fórmula ritual da diferenciação:
"Bendito és Tu, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que diferencias entre o santo e o profano, entre a luz e as trevas, entre Israel e as nações, e entre o dia sétimo e os seis dias da criação! Bendito és Tu, Adonai, que diferencias entre o santo e o profano!"

04 O princípio da santificação do dia, é à noite. Caso não haja santificado à noite - seja intencionalmente ou não - deve fazer isto na continuidade do dia, oportunamente, durante todo o dia. E, caso não haja feito a diferenciação à noite, deve fazer durante o dia seguinte, e prossegue o tempo para se fazer até o quarto dia da semana. Mas, não pode-se bendizer sobre o fogo, senão somente na saída do chabat à noite.

05 É proibido que o israelita tome vinho desde que o dia de chabat principie, até que realize sua santificação. E, desde que saia o dia do chabat, é proibido que comece a comer ou beber, ou provar qualquer coisa, até quando efetue a diferenciação. Porém, é permitido que tome água. Se esquecer e transgredir, comendo e bebendo antes de efetuar a santificação do dia, ou antes de efetuar a diferenciação, deve fazer - seja a santificação do dia, ou a diferenciação - após haver comido.

06 Por determinação dos Sábios deve-se fazer a santificação e a diferenciação com vinho; e mesmo que haja feito a diferenciação na oração, é mister que faça-a com uma taça. Porém, após haver efetuado a diferenciação na oração - pode ocupar-se de trabalho - - mesmo que ainda não haja feito a diferenciação do dia com a taça. É preciso que bendiga sobre o vinho antes, e após efetuar a santificação do dia. Não pode-se efetuar o lavar ritual das mãos senão após realizar a santificação do dia.

07 Como se faz? - pega uma taça que suporte uma "revi'it" ou mais, lava-a por dentro, enxagua por fora, e enche de vinho; pega com a direita, erguendo-a de sobre onde está alto um "têfaĥ" ou mais, sem auxiliar com a esquerda. Bendiz sobre o vinho, e em seguida efetua a santificação. O costume geral entre todos os israelitas, é recitar-se a porção "Wayekhúllu" (Gn 2:1), e em seguida, bendizer sobre o vinho, e depois a santificação do dia. é preciso que beba o suficiente para encher sua boca completamente, incluindo os cantos, e dar de beber do vinho a todos os presentes. Após isto, pode efetuar o lavar ritual das mãos, bendizer sobre o pão, e comer.

08 Não faz-se a santificação do dia a não ser em local de refeição. Como assim? - não pode-se fazer a santificação em uma casa, com o propósito de comer em outra. Se, porém, fizer a santificação em um canto, pode-se comer no outro, na mesma casa. Por que, então, faz-se a santificação na sinagoga? - devido aos hóspedes viajores que comem e bebem ali.

09 Estando desejoso mais de comer pão que sorver vinho, ou caso não disponha de vinho, este deve primeiramente lavar as mãos ritualmente, bendizer sobre o pão a bênção respectiva dele, e efetuar a santificação sobre o pão. Em seguida, rasga-se o pão e come. Mas, a diferenciação do dia não faz-se no pão, senão apenas com taça.

10 Alguém que haja tido a intenção de santificar sobre o dia na entrada de chabat, e esquecendo-se, lavar as mãos antes de santificar o dia, deve santificar com o pão, e não pode santificar sobre o vinho após haver lavado as mãos ritualmente para refeição. E, é mandamento que se faça a bênção sobre o vinho no dia do chabat, antes que faça a segunda refeição: isto é o que chama-se "qiduch rabbá". É proibido provar qualquer coisa antes que efetue o "qiduch". Também este "qiduch" não pode ser feito senão em local de refeição.

11 Pode-se efetuar o "qiduch" com a taça na véspera de chabat, apesar de não haver entrado o chabat; de igual forma, pode-se fazer a "habdalá" com a taça ainda de dia, apesar de ainda ser chabat. Isto, porquanto o mandamento da "lembrança" é tanto em sua entrada e saída, quanto em um pouco antes disto.

12 Quem achar-se comendo na véspera de chabat, e completar sua alimentação com a entrada do chabat, entrando o chabat enquanto ainda está na refeição, deve estender uma toalha de mesa por sobre ela, e efetuar o qiduch, terminar sua refeição, e bendizer "bircat ha-mazon" (*). Se estiver comendo no chabat, e sair o chabat e estiver ainda na continuação de sua refeição, deve terminá-la, lavar suas mãos, bendizer bircat ha-mazon com uma taça e com esta taça efetuar a habdalá. Estando a beber, para a bebida e faz a habdalá, após o que pode voltar a beber.

13 Se estiver comendo e terminar seu comer com a entrada do chabat, deve fazer antes bircat ha-mazon, e depois bendizer sobre uma segunda taça. Não pode bendizer e efetuar o qiduch sobre a mesma taça, pois não se cumpre dois mandamentos sobre a mesma taça. isto, porquê tanto o mandamento de qiduch do dia, quanto o mandamento de bircat ha-mazon, são ambos mandamentos da Torá.

14 Não faz-se o qiduch a não ser com um vinho que possa ser derramado sobre o altar. Portanto, se houver nele mesclado mel ou qualquer tipo de fermentação, mesmo que seja como uma gota de mostarda em um barril enorme, não pode-se usá-lo para qiduch. Assim nós ensinamos em todo o Ocidente. Há, porém, quem permite realizar o qiduch sobre tal vinho, dizendo que "não foi dito vinho apto para ser despejado sobre o altar, senão para eximir o vinho cujo odor é ruim, ou vinho que ficara descoberto, ou ainda cozido", que sobre esses é [claramente] proibido fazer o qiduch.

15 O vinho cujo gosto seja de vinagre, e mesmo que o odor seja de vinho - não pode-se fazer qiduch com ele. De mesmo modo - restolhos de uva usadas para fabricação de vinho, nas quais haja despejado água - mesmo que o gosto seja de vinho, não se faz qiduch com ele. Em que caso? - em que despejar sobre os restolhos três medidas de água, e retirar menos que quatro medidas. Mas, se retirar quatro, é vinho mesclado com água, e pode-se fazer qiduch com ele.

16 Um utensílio cheio de vinho - mesmo que tiver a capacidade de conter várias "revi'iôt" - se tomar dele um pouco, causa defeito, e torna-se tal inapto para que seja feito com o que resta dele o qiduch, por ser comparado com resto de taça.

17 O vinho cujo odor seja de vinagre, mas o gosto seja de vinho, pode-se fazer sobre ele o qiduch. Igualmente, o vinho mesclado com água. Vinho de passas pode-se fazer com ele qiduch, desde que nas passas haja umidade, que caso forem amassadas, delas sairá melado. De modo similar o vinho do lagar, pode-se fazer qiduch sobre ele. Por isto, pode-se tomar um cacho de uvas, amassar, e fazer sobre ele o qiduch. Uma cidade onde o "vinho" local seja bebida inebriante diversificada, apesar de ser inadequado para que se faça o qiduch com ela, é permitido que faça-se a habdalá, por ser a bebida alcólica comum de tal cidade.

18 Da mesma forma como deve-se fazer o qiduch na noite de chabat, e habdalá na saída de chabat, igualmente faz-se o qiduch nas noites de yom tob, e habdalá na saída deles e do yom kipur. Faz-se, portanto, habdalá de saída de yom tob para ĥol ha-mo’ed, e de chabat para entrada de yom tob, mas não da saída de yom tob para entrada de chabat.

19 A fórmula ritual para o qiduch de yom tob, é:

"Bendido és Tu, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificaste mais que todo povo, e nos exalçaste acima de todo idioma, elegeste-nos, e nos engrandeceste; nos quiseste, e nos cobriste de esplendor! E, deste-nos, Adonai nosso Deus, por amor, períodos para alegria, festividades e tempos para júbilo, este dia de yom tob, de santa convocação, este dia de festa de...

...pães ázimos, tempo de nossa libertação...

...pentecostes, tempo da outorga de nossa Torá...

...tabernáculos, tempo de nossa alegria...

por amor, por memorial do êxodo do Egito!
Pois nos elegeste e nos santificaste dentre todos os povos, e teus períodos de santificação com alegria e com júbilo nos deste por herdade!
Bendito és Tu, Adonai, que santificas a Israel, e aos tempos!

Se cair no chabat, deve lembrar o chabat, selando a bênção como faz na oração:

"...que santificas ao chabat, a Israel e aos tempos!"

20 Em roch ha-chaná, diz:

E, deste-nos, Adonai nosso Deus, por amor, períodos para alegria, festividades e tempos para júbilo, este dia de yom tob, de santa convocação, este dia de memorização,

...memorização de toque de ressonância

por amor, por memorial do êxodo do Egito!
Pois nos elegeste e nos santificaste dentre todos os povos, e Tua palavra, Rei nosso, é verdade e existente eternamente!
Bendito és Tu, Adonai, que santificas a Israel, e ao dia de memorização!

Se cair em dia de chabat, precisa citar o chabat, selando:

"...que santificas ao chabat, a Israel e ao dia de memorização!" como se faz na oração:

21 Nas noites de yom tob, faz-se o qiduch sobre o vinho, como se faz no chabat. Não tendo vinho, ou estando desejoso de comer o pão, pode fazer o qiduch sobre o pão. Assim também o "qiduch rabbá" deve ser realizado no yom tob, conforme faz-se no chabat.

22 Como se bendiz em noite de yom tob que cair no primeiro dia da semana? - bendiz-se antes sobre o vinho, e em seguida sobre o qiduch do yom tob, após o que sobre o fogo, e depois sobre a separação; mas, sela-se "...que separas entre sagrado e sagrado!". Depois disto, bendiz "cheheĥeyánu...!"

23 Em todos as noites de yom tob, e noite de yom kipur, bendiz-se "cheheĥeyánu...!". Mas, no sétimo dia de pêssaĥ, não se bendiz "cheheĥeyánu...!", por não ser uma festividade à parte, e a bênção sobre o tempo já fora proferida no começo da festividade.

24 A ordem correta da habdalá na saída de chabat, é que bendiga-se sobre o vinho, em seguida sobre as especiarias, e após sobre a lâmpada. Como bendiz-se sobre a lâmpada? - "Bendito és Tu, Adonai nosso Deus, Rei do Universo, que criaste as luzes do fogo!", e depois, faz a [bênção da] habdalá.

25 Não se bendiz sobre a lâmpada enquanto não achegarem-se a sua luz o suficiente para saber diferenciar entre uma moeda de um país e outro. Não pode-se bendizer sobre lâmpada de gentios, pois o comum de suas velas é que sejam designadas para serviço estranho, e não se bendiz por vela de serviço estranho [ao Criador ou a qualquer deidade], nem sobre velas de defuntos.

26 Se um judeu acender do aceso por gentios, e gentios acenderem a partir de um fogo aceso por judeus, pode-se bendizer sobre tal lâmpada; se achar-se andando fora da cidade e ver uma luz (de fogo) - se a maioria dos habitantes forem gentios, não se bendiz; se judeus, sim. Luz de fornalha ou de forno ou de fogão, a priori não bendiga-se por isto. De brasas - se ao entre elas cravar um palito, esse se acender por si mesmo - pode-se bendizer. Luz de um local de estudo de Torá - caso haja ali uma pessoa importante em cuja honra acendem a lâmpada - pode-se bendizer; e, de sinagoga, se houver um leitor litúrgico que vive ali - pode-se bendizer. Tocha especial de habdalá é o mandamento especial que bendiga-se por ela. Mas, não há porquê estar buscando a luz como se faz com os demais preceitos: se vier a seu alcance, bendiz.

27 Fogo que for aceso para um doente ou para uma parturiente no chabat, pode-se bendizer por elas na saída do chabat. Fogo feito a partir de fricção de madeiras ou pedras, pode-se bendizer por ele na saída de chabat, posto que sua fonte é a partir de mãos humanas. Mas, não se bendiz sobre ele na saída de yom kipur, posto que no yom kipur só se bendiz sobre fogo que haja passado o dia todo. E, apesar de haver sido aceso para um enfermo ou para uma parturiente, pode-se bendizer sobre ele nesse caso, pois descansou de trabalho.

28 Caindo um yom tob no meio da semana, deve-se recitar a habdalá dizendo: "...que diferencias entre o santo e o profano, entre a luz e as trevas, entre Israel e as nações, e entre o dia sétimo e os seis dias da criação! Bendito és Tu, Adonai, que diferencias entre o santo e o profano!", como se faz em toda saída de chabat, pois a recitação da habdalá vem referir-se à ordem da diferenciação em geral. Não é necessário bendizer sobre as especiarias, nem tampouco sobre a lâmpada, e tampouco é mister que se bendiga sobre as especiarias em saída de yom kipur.

29 Por que - então - bendiz-se sobre as especiarias na saída de chabat? - porquanto a alma se dói pela saída do chabat, e alegra-se a alma, e faz-se com que se acalme a alma, com um bom odor.

Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 30 | Todo o livro
Alguma pergunta? Consulte-nos!