Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | Todo o livro

Capítulo 3

01 É permitido principiar um trabalho antes de entrar o chabat, apesar de o trabalho continuar e terminar por si mesmo durante o chabat, pois não nos foi proibido senão o trabalho feito no próprio dia de chabat. Se, porém, um trabalho feito no chabat por si mesmo, é-nos permitido usufruir do que foi feito nele.

02 Como assim? - pode-se abrir a água para o jardim na véspera de chabat, e enche-se e continua durante o chabat todo. Coloca-se o incenso sob os utensílios, e eles continuam em sua queima durante todo o dia de chabat. Aplica-se no olho pomada, e bandagem sobre um ferimento, e a cura se dá durante todo o chabat. Deposita-se em líquido tinta e ingredientes com o escurecer (*) [ao entrar o chabat], e os ingredientes se desfazem durante todo o chabat. coloca-se lã em vasilhame, e fios de linho no forno, e eles transformam-se durante todo o chabat. Arma-se a armadilhas para a captura de animais, aves e peixes pouco antes do escurecer, e as armadilhas capturam as presas durante todo o chabat. Coloca-se (*) a pedra no engenho de óleo, e de vinho, e o líquido escorre durante todo o chabat. Pode-se acender a vela ou a fogueira desde a véspera, e elas permanecem acesas durante todo o chabat.

03 Pode-se pousar a panela sobre o fogo, meter carne no forno ou colocá-la sobre as brasas, e eles cozinham-se durante todo o chabat, e comer estas coisas no [próprio] chabat. Mas, há neste caso formas de fazer proibidas por decreto, para evitar que alguém venha a remexer as brasas (*) no chabat.

04 Como assim? - um cozido que não estiver totalmente cozido, ou água que não haja-se esquentado o totalmente, ou cozido que for totalmente cozido, em todo caso que seu secamento seja bom para o paladar, não pode-se depositar sobre o fogo no chabat, mesmo que haja sido posto ainda durante o dia. Decretaram, para evitar que que alguém venha a revolver brasas no chabat, para completar o cozinhamento, ou para ressecar o cozido. Portanto, se rastelar o fogo, ou cobrir o fogo da "kirá" com cinza, ou com resíduos finos de linho, ou caso haja debilitado as brasas da kirá, estando cobertas com a cinza, ou haja aquecido a "kirá" com palha ou gravetos, (*), ou com ou com excrementos de gado ovino ou caprino, (*), em cujos casos não há brasas incandescentes, é permitido pousar a panela sobre ela [antes do chabat].

05 Em que casos afirmamos ser isto permitido? - em "kirá", cujo calor é pouco; mas, no que concerne ao "tanur", mesmo que esteja rastelado o fogo, ou coberto [as brasas] com cinza, ou esquentado com palha ou com "gevavá", ainda assim é proibido colocar dentro dele, ou sobre ele, nem apóia-se nele todo o que não estiver totalmente cozido, ou que mesmo cozido totalmente, quando mais se resseca, mais se faz agradável ao paladar. Por ser seu calor excessivamente elevado, a pessoa não deixa de pensar nele, e teme-se que vá a remexer com pouco fogo que houver, mesmo que seja fogo de palha e "gevavá", ou fogo coberto [com cinza].

06 E, por que proibiram colocar sobre o forno desde antes do chabat, mesmo após haver rastelado? - Porquanto o rastelador não o faz senão com a maior parte do fogo, e é impossível que rastele todo o fogo até que não reste nenhuma fagulha; e, por ser o calor do forno excessivo, pode ser que remexa para abanar as fagulhas que restaram.

07 "Cofaĥ" - seu calor é mais intenso que o do fogão [de duas bocas e à lenha], e menos que o do forno. Portanto, se aquecer o "cofaĥ" com restos de azeitona ou com madeira, equipara-se ao forno, e não pode-se colocar [o cozido antes do chabat] nem dentro dele, nem sobre ele, nem junto a ele qualquer cozido que não haja sido cozido totalmente, ou que quanto mais se resseca, melhor é para o paladar. Se, porém, for aquecido com palha ou "gevavá", equipara-se ao fogão [de duas bocas] aquecido com os mesmos, e pode-se [então] colocar [utensílio com cozido] sobre ele [desde antes do chabat]. E, que é "kirá", e que é "cofaĥ"? - "kirá" tem lugar para duas panelas, e "cofaĥ", para [apenas] uma panela. (*)

08 O alimento cru, que em nada haja sido cozido, ou que cozinhara-se totalmente, mas quanto mais ressecado for, pior será ao paladar, é permitido que seja posto sobre o fogo, seja em fogão [de duas bocas], em "cofaĥ" ou em forno. Similarmente, o cozido que se cozinhara, mas não totalmente, ou cozinhara-se totalmente, e quanto mais se ressecar, melhor será ao paladar, desde que haja colocado dentro dele carne crua perto do crepúsculo: então, tudo é visto como estando cru, e é permitido colocar sobre o fogo, mesmo que não haja rastelado ou coberto, pois já desviou dele sua atenção, e não virá a remexer as brasas.

09 Todo cozido que é proibido colocar [sobre a fonte de calor] - caso haja transgredido [intencionalmente] e colocado, está proibido comer dele até o término do chabat - e, deve esperar o tempo que levaria para prepará-lo. Se fê-lo por esquecimento - se for um cozido que não fora cozido totalmente - é proibido até sair o chabat; e, se for um cozido que haja sido cozido totalmente - e a cada passo que se ressecar, é melhor ao paladar - é permitido comê-lo no chabat.

10 Tudo o que for permitido que seja colocado sobre o fogo - ao ser tirado do fogo no chabat, é proibido colocar de volta a seu lugar. E, jamais pode-se colocar de volta no chabat, senão sobre um fogão que haja sido rastelado ou coberto [seu fogo com cinza], ou a fogão ou "cofaĥ" que haja sido aquecido com palha ou com "gevavá". Isto se não pousou a panela sobre alguma superfície qualquer; se, porém, pousou-a sobre alguma superfície, não pode-se colocá-la de volta, nem mesmo sobre um fogão [cujofogo foi] rastelado, ou coberto [com cinza] (*). [Assim também] não se coloca de volta sobre um forno ou "cofaĥ" que foram aquecidos com restos de azeitonas, ou com madeira, e mesmo que haja rastelado [as brasas], ou haja coberto [as brasas com cinza], pois seu calor é dos mais intensos. Quanto a tudo o que a ele não pode-se devolver no chabat, tampouco pode-se depositar junto a ele.

11 É proibido introduzir um garfo ao vasilhame, estando este sobre o fogo, para dele retirar algo no chabat, porquê achar-se-á revolvendo o cozido, e isto faz parte das ações necessárias para o cozinhamento. É permitido transferir um utensílio de um fogão a outro, mesmo de um fogão cujo calor é diminuto para um cujo calor é maior. Mas não se pode transferir de um fogão para "teminá", ou de uma "teminá" para o fogão.

12 Não pode-se encher uma panela de "assasiôt" e tremoços para colocar no forno com o escurecer na véspera de chabat, pois estes e os que a eles se assemelham, mesmo não estando nada cozidos, são como o que foi totalmente cozido, pois não carecem muito tempo de cozinhamento, e pensa em comê-los brevemente, pelo que é proibido colocá-los no forno. Se transgredir e colocá-los, está proibido comê-los no chabat, e deve-se esperar o tempo que levaria para cozinhá-los para que possa comê-los na saída de chabat.

13 Forno no qual colocara-se carne antes do chabat, e deixara durante o chabat - se for carne de cabrito, e semelhantes, é permitido colocar e deixar, pois se remover as brasas, queimar-se-á a carne, por não necessitar senão calor pouco - e se for carne de cabra ou de touro, é proibido colocar e deixar, pois pode ser que venha a revolver as brasas, para apressar seu cozinhamento. Se, porém, lacrar a porta do forno com massa, é permitido, pois se abrir a porta do forno para remover as brasas, entrará o ar [exterior], e a carne se tornará dura, e danificar-se-á, e o forno se esfriará.

14 De modo similar, tudo o que o vento pode danificar, não há sobre o mesmo decreto [proibitivo] por ser possível] que venha a revolver as brasas. [Exatamente] por esta razão pode-se colocar no forno o linho com o escurecer, pois se for exposto, perder-se-á.

15 Caso coloque um cabrito inteiro no forno, considera-se este como carne de cabra ou de touro, sendo proibido manter [o cabrito] no forno [após entrar o chabat], pois é possível que venha a revolver as brasas - exceto no caso em que lacrou a porta do forno. Mas é permitido introduzir o cordeiro do pêssaĥ com o escurecer, mesmo sem lacrar o forno, pois as pessoas em grupo são eficientes.

16 Não se assa carne, cebola ou ovo no fogo, senão com a condição de que se assem ainda durante o dia, e estejam apropriados para serem ingeridos. Mas, caso hajam ficado depois disto sobre o fogo durante o chabat até que estejam exacerbadamente assados, é permitido, porquanto quanto mais se secar, pior é ao paladar. Pois, caso revolva as brasas, queimá-los-á, por estarem exatamente sobre o fogo. Por isto, pode-se colocar o “mugmar” sob as roupas com o escurecer, pois caso revolva as brasas, se queimará o “mugmar”, e as roupas se encherão de fumaça.

17 Disto aprendes que tudo o que proíbe-se nesta pertinência não é proibido por ser realizado no chabat, senão por decreto, pois pode ser que venha a revolver as brasas. Por isto, não se pode colocar lã na panela, a não ser no caso de haver sido retirada de sobre o fogo, pois pode ser que venha a revolver as brasas. E, isto é permitido com a condição de que a boca da panela esteja lacrada com massa, pois pode ser que venha a revolver a lã depois do escurecer.

18 Não pode-se meter pão ao forno com o escurecer, nem tampouco "ĥarará" sobre brasas, senão se houver tempo para que tenham revestimento externo que não se prende ao forno ou ao fogo. E, se ficaram depois disto, até que haja finalizado seu processo de panificação, é permitido, pois se revolver as brasas, causará sua danificação. Mas se colocá-los pouco antes do escurecer, e ao escurecer ainda não hajam criado o invólucro exterior - se fê-lo intencionalmente - é proibido comer deles até o término do chabat - e, se foi inintencional, é permitido retirar deles o suficiente para três refeições no chabat. Ao retirá-los, não pode fazer conforme é costumeiro nos dias comuns da semana, usando o instrumento apropriado para tal, senão com uma faca, ou com algo semelhante a isto. (*)

19 Permite-se que se acenda uma fogueira de tudo o que quiser, desde que a acenda ainda de dia, e que desfrute de sua claridade, ou que se aqueça perante ela no chabat. Todavia, é preciso que acenda a maior parte da fogueira antes do escurecer, até estar a chama subindo por si própria antes do chabat. Se não acender a maior parte - está proibido seu usufruto no chabat - e é decreto, pois pode ser que venha a revolver as brasas, movendo a lenha para que suba a chama. Se acender um único lenho, é necessário que acenda a maior parte de sua espessura e comprimento ainda durante o dia.

20 Em que caso? em todo lugar comum. Mas, no Templo, acende-se a fogueira no "Bet ha-Moqed" com o escurecer, sem temer se virão [os cohanim] a revolver as brasas, pois os cohanim são eficientes.

21 Em caso de ser uma fogueira de juncos, ou de sementes, não é preciso acender a maior parte dela, senão ao ver que começou a queimar antes do chabat, pode usufruir dela, pois o fogo a incendeia rapidamente, e não necessita revolver. Portanto, se fizer um feixe de juncos ou colocar as sementes em faixas, serão considerados como madeira, e é preciso que a chama se eleve por si mesma antes do chabat.

22 Fogueira de piche ou de enxofre, de óleo, ou de "qirá", de palha ou de "gevavá" não é necessário que seja acesa a maior parte antes do chabat, pois o fogo a domina rapidamente.


Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | Todo o livro
Alguma pergunta? Consulte-nos!