| A Torá Oral | Todo o Michnê Torá | Glossário |
| cp 2 | cp 3 | cp 4 | cp 5 | cp 6 | cp 7 | cp 8 | cp 9 | cp 10 |

Capítulo 1


, . ; , . [] , . [] , : ; , . 1 O fundamento de todos os fundamentos é: saber que há um Pré-existente primordial e Ele é quem causa a existência de tudo quanto há, sendo que todos os que existem entre os céus e a terra não vieram a existir a não ser pelo fato da veracidade de Sua existência. Se pudesse alguém imaginar sua inexistência [isto significaria] que todos os demais existentes não teriam como existir, sendo que Ele não anular-se-ia por razão da anulação [existencial] dos demais. Pois todos os existentes dEle necessitam - e Ele - Bendito é Ele -não necessita deles, e nem sequer de um único.

. [] "' " ( ,)-- , . " , " ( ,), . 2 Portanto, não se compara Sua existência à dos demais. É o que diz o Profeta: "...Ad', vosso Deus, é verdade." - Jr 10:10 - Ele é a verdade, sem que outro tenha verdade como a Sua. É o que diz a Torá: "Não há além dEle!" - Dt 4:35 - significa: Nã há nenhum existente cuja existência seja verdadeira como o é a existência de Deus.

[] -- , . , , , ; , . 3 Esse Existente é o Deus do Universo, Senhor de toda a terra - Aquele que faz mover o planeta por uma força infinita e indelével, força incessante, pelo que o planeta move-se sempre, sem que seja possível a existência do movimento sem que haja quem o ocasione. Ele - Bendito é Ele - fá-lo mover-se, sem mão e sem corpo!

[] , " ' " ( ,; ,). , -- , "- , -" ( ,; ,); , . 4 O conhecimento disto é um preceito positivo - conforme está escrito: "Eu sou Ad', teu Deus..." - Ex 20:2; Dt 5:6. Todo o que pensa que há outra divindade, fora este Deus, transgride um preceito negativo, como está escrito: "Não terás outros deuses diante de Mim!" - Ex Ex 20:2; Dt 5:6 - e se nega o maior princípio [da fé hebraica] do qual tudo [o que é parte integrante do judaísmo] depende.

[] -- , , : , ; . 5 Este Deus é um - não dois ou mais que dois, senão um, sem que seja conforme sua unicidade os demais [cogominados] "um" que existem por todo o universo. [Isto é,] não é "um" cuja unidade é composta de diversas unidades, tampouco "um" como o é o corpo [físico], que dispõe de divisões e de extremidades, senão unicidade inequável, segundo a qual não há em todo o universo.

-- , . -- , . , . 6 Caso houvessem várias divindades, seriam elas [obrigatoriamente] corpos ou matéria, pois [poderiam ser contadas, e] tudo o que pode ser contado não separam-se uns dos outros [para tanto] a não ser pelas ocorrências [físicas] que se passam aos corpos e à matéria. Caso fosse o Formador corpo ou matéria, seria finito e delével - pois é impossível a existência de um corpo que seja infinito. E, tudo o que é finito, tem também sua força fim e término.

, , , . , ; . -- , "' , ' " ( ,). 7 Quanto a nosso Deus, Bendito é Ele - néo dispõe seu poder de fim ou pausa, pois o planeta movimenta-se interminantemente, por não ser sua força como a corporal. Não sendo Ele corpo não se Lhe passam as ocorrências [peculiares] aos corpos que fazem com que sejam divididos e separado um do outro. Portanto, é impossível que não seja senão [apenas] um. Saber isto é um preceito positivo, como está escrito: "..Ad', nosso Deus, é um! - Dt 6:4.

, : " ' , " ( ,; ,), . " , -" ( ,), "- , " ( ,); , . 8 Encontramos explícito na Torá e nos Profetas que Deus é incorpóreo e imaterial, como está escrito: "Pois Adonai, vosso Deus, é o [único] Deus nos céus e na Terra..." - V. Dt 4:39; Js 2:11 - e corpo não pode estar em dois lugares [ao mesmo tempo]. E, está escrito: "Pois não vistes qualquer imagem..." - Dt 4:15. E, está escrito: "A quem comparar-me eis, que posssa Eu ser equiparado?!" - Is 40:25. Caso fosse corporal, poderia ser [de algum modo qualquer] comparado aos demais corpos.

" " ( ,), " " ( ,; ,), "-'" ( ,; ,; ,), " '" ( ,), " '" ( ,; ,), -- , ; . , "- " ( ,), ; , . 9 Sendo assim, que significa o escrito na Torá "...sob Seus pés..." (Ex 24:10), "escritos pelo dedo de Deus..." (Ex 31:18; Dt 9:10),"...a mão de Deus..." (Ex 24:1; Nm 11:23; Dt 2:15), "...olhos de Deus..." (Dt 11:12), "...ouvidos de Deus..." (Nm 11:1; Nm 11:18) e outros como estes, outros? - Tudo segundo a forma humana de pensar e falar, por não conhecerem a não ser [a existência] de corpos, e a Torá fala segundo a linguagem humana. Todos são termos metafóricos, como está escrito: "Se Eu desembainhar , minha espada, o raio..." (Dt 32:41) - E, acaso Deus tem espada, e por espada mata? - Senão, [trata-se tudo de] metáforas, simplesmente metáforas.

, " " ( ,), " " ( ,); , . , . , ; " , ; - , " ( ,). 10 Prova disto: um profeta diz que as vestes de Deus são como a branca neve (Dn 7:9), e outro o vira com roupas rubras de Bosra (Is 63:1), enquanto que Mochê Rabênu mesmo já Lhe havia visto sobre o mar como um valente guerreiro, e no Sinai como um chaliaĥ tzibur coberto com seu manto. Significa: Deus não possui nem forma nem imagem, sendo tudo de acordo com a visão profética. Quanto à veracidade deste fato, não há capacidade intelectual no ser humano para alcançá-la ou disquirir acerca dela, sendo o dito no versículo: "A disquisição de Deus, acaso encontrarás? Ou, a finalidade do Todo-Poderoso acharás?!" - Jb 11:7.

[] " , -" ( ,)-- , , ; , . , . 11 Que significa, então, o pedido de Moisés, nosso instrutor, e que buscara alcançar quando disse: "...Mostra-me Tua glória..." - Ex 33:18 - Buscou adquirir o conhecimento da essência da vericidade existencial divina, até que ficasse marcado em seu coração como o conhecer uma pessoa cuja face vita e ficaram suas feições gravadas em sua memória, de modo que se distinguisse tal pessoa em sua mente das demais, similarmente, pedira Moisés que ficasse a existência divina em seu coração diferenciada das demais [formas e possibilidades] existenciais, até que pudesse compreender tal fato como realmente é. Redarguindo, disse-lhe Deus que não há no ser humano vivo, existência composta de corpo e alma, capacidade para alcançar a compreensão de tal coisa em sua plenitude.

, , , ; , ", -; , " ( ,). 12 Outrossim, fê-lo adquirir o que ninguém antes dele ou após ele pudera ter, ou seja, o alcance da compreensão da veracidade existencial de Deus como algo que O diferenciasse dos demais existentes, como pode alguém diferenciar alguém cujo vulto vira pelas costas e assim reconhecê-lo através de suas proporções corporais e suas vestes, e acerca disto aludira o escrito que diz: "...verás minhas costas; minha face, porém, não será vista!" - Ex 33:23.

[] , : , , , , , . , ; , . 13 Estando esclarecido que Ele não é nem corpo nem matéria, torna-se claro que se não lhe ocorrerão nem uma sequer das reações corporais: nem ligação ou separação, nem lugar ou proporção, nem subida ou descida, nem direita ou esquerda, nem diante ou após, nem sentar-se ou por-se de pé. Tampouco acha-se no tempo, para que disponha de princípio e fim, ou contagem de anos. Tampouco há nEle transformação, pois nada há que possa causar-lhe mudança.

, , , , , . , , . 14 Não cabe a Ele morte ou vida como a vida dos corpos vivos. Nem estultície, nem sabedoria, como a do homem sábio. Nem sono, nem despertar, nem ira, nem riso, nem alegria, nem tristeza, nem silêncio, nem fala como a fala do ser humano. Assim disseram os Sábios: "Não existe acima sentar-se ou pôr-se de pé, nuca, ou face."

[] , -- , " , " ( ,), " " ( ,), "- '" ( ,), . , . " " ( ,); " ', " ( ,), , . , . , . 15 Sendo assim, todas estas cousas e a elas similares ditas na Torá e nas palavras dos profetas são todas parábolas e metáforas, como: "...O que se assenta nos céus se rirá,..." - Sl 2:4. "...me fizeram irar-me por suas cousas vãs...!" - Dt 32:21 - "...Como rejubila-se Deus..." Dt 28:63 - e, assim por diante. Sobre todos disseram os Sábios: "Falou a Torá pelo linguajar dos seres humanos." E, portanto, está escrito: "Acaso a mim eles podem fazer irar?" - Jr 7:19. E, diz: "Eu sou Ad' - não me transformo!" - Ml 3:6. Se às vezes estivesse irado ou alegre, haveria nEle transformação. [Contudo], todas estas cousas acham-se unicamente nos corpos obscuros de natureza abjeta, cuja habitação está em casas materiais, e cujas origens encontram-se no pó. Quanto a Ele, Bendito é Ele, elevado e exalçado seja sobre tudo isto.


| A Torá Oral | Todo o Michnê Torá | Glossário |
| cp 2 | cp 3 | cp 4 | cp 5 | cp 6 | cp 7 | cp 8 | cp 9 | cp 10 |