דף זה בעברית | Caso queira ajudar-nos em nossa tarefa

União Sefardita Hispano-Portuguesa

Nossa organização pretende ser o sonho realizado de muitos dos nossos em toda parte do globo, mas especialmente no Brasil, para onde afluíram a maior parte dos judeus de Portugal durante o período das fugas para o Novo-Mundo.

Nosso "site" é trabalho rabínico, tanto a tradução como as páginas redigidas em hebraico ou português. Nossa organização encontra-se sob direcionamento rabínico em todos os pormenores, que tomam toda a responsabilidade sobre tudo o que aparece em nossas folhas, bem como nossa correspondência em respostas aos que nos escrevem, questionando-nos ou inquirindo em casos de halakhá ou outros.

Além de sermos um sonho realizado, pretendemos também auxiliar aos nossos a realizar seu grande sonho: retornar à fé hebraica e, consequentemente, alcançar o reconhecimento das autoridades rabínicas, voltando a ser reconhecidamente parte integrante de nossa nação, cujos laços a ela foram cortados brutalmente pela inquisição cristã, bem como ao lar perdido a dois milênios: a Terra de nossos pais, herança prometida por nosso Deus a Abraão, Isaac e Jacob, dando fim à acrimônia do judeu êxul de seu lar nacional, errante por terras não nossas, voltando a ser um povo álacre tal e qual conheceram-nos os gentios através da Bíblia, sem que sejamos obrigados a alapardarmos numa forma de agir peculiar ao que se encontra em meio-ambiente alheio, estranho a nossas almas e natureza, ablegando de nós mesmos toda e qualquer influência ocasionada por essa forma de vida forçada na qual éramos obrigados a agir em conformidade com os valores culturais e mesmo religiosos que caracterizam as diversas nações ocidentais, em cujo meio estivemos, cujas baldas já se nos passam desapercebidas por ocasião da longa estadia humilhante em seu meio, na qual vivemos confrangidos pelos "crebos desforços do assassinato da divindade", e outras demais "razões".

É importante e extremamente necessário que entendamos que não há outro deus que nos conheça, senão Aquele que constituíra conosco o pacto conhecido como "A Lei de Moisés" entre as nações, nem outra pátria que nos aceite tão bem como seus filhos como a Terra de Israel, herança de nossos patriarcas. Em todas as terras onde nascemos e vivemos durante o longo exílio, mesmo após a "emancipação" - somos ainda estranhos tal e qual nos viram outrora. Nosso ideal espiritual: retorno à fé perdida. Nosso anelo material: a única Terra na qual somos filhos, a Terra de Israel!

Cônscios das dificuldades que se presentam perante os nossos quando buscam uma entrevista com Rabinos, prontificando-se para tudo o que for necessário para que seja reintegrado à nação perdida, refazendo o vínculo que fora desfeito perfidiosamente no passado e, igualmente sensíveis à questão, buscamos dar assistência, seja no campo espiritual, como no material, para o qual sua ajuda faz-se imprescindível. Reconhecemos que o judeu de origem ibérica, por ser descendente de judeus que outrora foram forçados a agir segundo as normas que lhes foram ditadas pelos pérfidos incunábulos romanos, ao apresentar-se para "entrevistas" nas quais recebe geralmente um "não" como resposta, além de uma série de aleives cujas marcas tornam-se indeléveis, sente-se novamente na enxovia - quase a mesma na qual viram-se seus antepassados durante os interrogatórios inquisitoriais.

Devemos ser todos por um, e um por todos! Nossos irmãos que formaram a grande comunidade no passado na Holanda tampouco foram bem aceitos nas comunidades européias onde buscaram apoio, o que os levara a levantar por suas próprias mãos e com a ajuda do Altíssimo a importante comunidade "TALMUD-TORÁ" em Amsterdam, a mãe de todas as comunidades centro-americanas. Esta comunidade fundou o maior centro sefaradita de estudos de Torá na Europa: a grande iechivá "'Es Ĥaim", que formara grandes sábios hispano-portugueses até o século XX.

Este é o grande exemplo a ser seguido por nós na atual geração! Se continuarmos na espera de que nos ajudem - ela virá, mas quiçá tardia. Necessitamos erguermo-nos por nossas próprias forças, construir nossas "esnogas" e nossos centros de estudo judaicos através de nossa união e perseverança, independentes. Mais cedo ou mais tarde terão que reconhecer o trabalho e a veracidade dele, bem como os motivos que nos levaram a agir assim. Esta página é também um pedido dirigido aos rabinos de nossa geração que percebam desde já nosso ato, e venham em nosso auxílio.

Nossa organização está em fase de reconhecimento legal. Outrossim, desde já recorremos através desta aos nossos de todo o mundo, especialmente no solo brasileiro - que se ofereçam para auxiliar-nos nesta grande meta - também para que se afiliem ao grande grupo, como membros de um corpo a ressuscitar, pois também a nós nos cabe o cumprimento da profecia de Ieĥezqel acerca dos ossos secos a tornarem-se uma grande nação.

É imprescindível que tenhamos nossos rabinos de nosso próprio meio, pessoas sensibilizadas pelo que cada um de nós sente em seu âmago pelo anelo do retorno às raízes muitas vezes dificultado simplesmente pela razão da incultura e falta de conhecimento histórico geral que leva muitos a crer que a inquisição se dera em 1492, (desconhecem que isto fora apenas o princípio de nossas angústias, e que mesmo em pleno séc. XX ainda houveram julgamentos inquisitoriais ilegais!) e "já passaram-se muitíssimos anos desde então", frases como as que cada um de nós está mais que acostumado a ouvir a cada vez que busca o retorno reconhecido e público à fé judaica.

É chegado o momento de reerguermo-nos, como a famosa ave mitológica que se fez símbolo para todo o judaísmo hispano-português, cujo mito faz menção ao "levantar-se Fênix das cinzas após haver sido queimada", tal e qual o foram muitos de nossos antepassados, e cujos méritos Deus há de lembrar em nosso favor, trazendo-nos de volta ao lar, e levantar bem alto o auriflama do judaísmo gaônico, herança de nossa estadia em "Sefarad", trazendo de volta as fontes a nosso povo! Ingente é nossa capacidade, só não somos ainda plenamente cônscios dela, achando-nos a nossos próprios olhos, inermes diante de pessoas inexoráveis e infensas à causa pela qual levantamos o pendão de nosso prélio.

Nossas aspirações e anelos como organização beneficente vão muito além de nossas capacidades na atualidade, mas temos certeza que Deus nos proverá de tudo o que se fizer mister para que todos nossos sonhos sejam realizados! Anelamos pelo momento no qual possamos ter nossos centros de estudo e absorção na Terra Santa, bem como sinagogas e centros educativos em solo brasileiro.

Para tal, necessitamos sua colaboração, afiliando-se à união recém criada.

Queira escrever-nos!



rabino@judaismo-iberico.org

Gostaria de enviar-nos donativos, colaborando com nosso trabalho, para que seja mais efetivo e alcance mais judeus em todo o mundo???
Clique aqui!!!

איחוד ספרדי-פורטוגלי

União Sefardita Hispano-Portuguesa

POB 443 - `Elí - Gush Shiloh
DN Binyamin 44828
Israel

Copyright © 2004, 2005, , 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014

Todos os direitos reservados.