Todo o Michnê Torá | Glossário | Voltar

Capítulos:
1 | 2 | Todo o Livro

Capítulo 3

01 O indumento no qual deve a pessoa prender os tsitsiôt, segundo o promulgado na Torá, é o indumento no qual hajam quatro cantos, ou mais que quatro cantos. Quanto a sua medida, deve ser o suficiente para cobrir a cabeça e a maior parte do corpo de um menino que já anda sozinho pela rua, sem que necessite outra pessoa que o guarde, e que o acompanhe. Deve ser [também segundo a Torá] que o indumento seja de lã ou de linho, somente.

02 Quanto ao talit de demais tipos [de tecido], como as roupas de seda e de algodão, e lã de camelo, de lebre e de cabras, ou similares, não há obrigação de que se coloque nelas tsitsit pela Torá, senão por decreto dos Sábios, para que as pessoas sejam cuidadosas com o preceito de tsitsit. Isto, se a roupa for quadrada, ou mais que quadrada, sendo sua medida conforme dissemos. E, toda roupa lembrada na Torá sem especificação, é de lã ou de linho, somente.

03 ""...Nos quatro cantos da tua manta..." - Dt 22:12 - quatro, e não três. Se assim, digamos quatro, e não cinco? - aprende a dizer: "...com que te cobrires..." (mesmo) mesmo que tenha cinco cantos ou mais. E, por que é que eu obrigo a que cinco cantos, e declaro isenta a que tem três, se tanto uma quanto a outra não tem quatro cantos? - porquanto a que há nos cinco cantos integrados quatro cantos!" Portanto, ao fazer tsitsit para uma roupa de cinco ou seis cantos, só pode colocar em quatro cantos, nos mais distantes entre si dentre os cinco ou seis, somente, porquanto está dito: "...nos quatro cantos de tua manta com a qual te cobrires..."

04 Roupa de tecido cujos cantos sejam de pele - é obrigada; roupa de pele cujos cantos sejam de tecido - é isenta. Não se faz, senão segundo o principal elemento da cobertura. Roupa de dois sócios é obrigada, porquê está dito: "...Sobre os cantos de suas roupas..." - Nm 15:38. Não foi dito "...tua manta..." (Dt 22:12) senão para fazer isenta a emprestada, pois o talit emprestado está isento por trinta dias, e depois de trinta é obrigado.

05 Roupa de lã, seus fios "brancos" devem ser feitos [também] de lã, e de linho, seus fios "brancos" devem ser feitos de linho - de acordo com a espécie da roupa. Quanto aos demais tipos, faz-se os fios "brancos" de cada espécie segundo a espécie, por exemplo, fios de seda para roupa de seda, e fios de lã caprina para roupa de lã caprina. Se, porém, quiser fazer os fios "brancos" de demais tipos de espécie de tecido, de lã ou de linho, pode fazer, porquê a lã e o linho servem para isentar tanto sua própria espécie de tecido, como as demais; as outras espécies, porém, somente para isntar-se a elas mesmas, cada qual à parte, e às demais espécies não isentam.

06 E, qual a lei em pertinência a colocar fios de lã em roupas de linho, ou fios de linho em roupas de lã [em cumprimento de tsitsit], apesar de neste caso haverem apenas fios "brancos", sem o tekhêlet? (*) - a lei é que o caso é permissivo, pois o cha'átnez é permitido no que pertine aos tsitsit, sendo o tekhêlet [somente de] lã, e pode-se prendê-lo ao linho. Por que, então, não se faz assim? - por ser possível fazer o fio branco dela de sua própria espécie, e todo lugar onde se acha um preceito positivo e um preceito negativo intercalado isocronamente, se for possível cumprir com ambos, é o melhor; se não, o preceito positivo desfaz o negativo. Aqui, é possível cumprir a ambos. (*)

07 Roupa de linho, não se coloca nela tekhêlet, senão unicamente o "branco", de fios de linho, unicamente. Não por ser o preceito [positivo] de tsitsit desfeito por causa de [um preceito negativo que é] "cha'atnez", senão por tratar-se de decreto proibitivo dos Sábios, pois pode ser que venha a vestir à noite, quando não é tempo de cumprir com o preceito de tsitsit. Então, estará transgredindo um preceito negativo quando não há com ele um preceito positivo [isocronamente], pois a obrigação de cumprir com o preceito de tsitsit é diurna, não noturna, conforme foi dito: "...e, os vereis..." - Nm 15:39 - [significa:] no tempo que possibilita que sejam vistos. Quanto ao cego, é obrigado a cunprir com o preceito de tsitsit, pois mesmo que ele não possa ver, outros vêem-no.

08 É permitido que se vista [roupa que leve] tsitsit à noite, tanto em dia semanal, como no chabat, mesmo que não seja seu tempo apropriado, desde que não abençôe [ao vestir]. Desde quando bendiz-se sobre tsitsit pelo amanhecer? - desde que possa distinguir entre o tekhêlet e o "branco". Como se bendiz? -
"Barukh Atá Adonai
Elohenu Mêlekh ha-'Olam,
acher qidechanu bemitsvotav
vetsivánu lehit'atef betsitsit!"

(Original hebraico)

Toda vez que se envolver nele durante o dia, deve bendizer antes de envolver-se. Mas, não se bendiz no momento em que faz os tsitsiôt, porquê o fim do preceito é o envolver-se nele.

09 É permitido entrar [vestido] com tsitsit no recinto no recinto sanitário e no recinto de banhos. Se os fios "brancos" se cortaram, ou se o fio tekhêlet, pode atirá-los ao lixo, pois é este um preceito em cujo corpo não há santidade. Mas, é proibido vender um talit com tsitsit para um gentio sem antes tirar dele os tsitsiàt. E, isto não por haver nele próprio santidade, senão porquanto pode ser que este se vista, e a ele junte-se um judeu, e este mate-o.

10 Mulheres, escravos e menores são isentos de tsitsit pela Torá. Por decreto dos Sábios, todo menor que saiba envolver-se por si, precisa usar tsitsit, para que seja educado em cumprimento dos mandamentos. Mulheres e escravos que queiram vestir tsitsit, podem fazê-lo sem bendizer, assim como todos os demais preceitos dos quais são as mulheres isentas: caso queiram fazê-las sem bendizer, não se pode impedí-las. O tumtum e o andrógeno são obrigados em todos estes preceitos por dúvida, pelo que não bendizem, senão fazem-nos sem bendizer.

11 Como é o cumprimento da obrigação do preceito de tsitsit? - toda pessoa que é obrigada a cumprir este preceito, se vestir uma roupa sobre a qual deve colocar tsitsit, coloque nela tsitsit, e [somente] depois a vista. Se vestí-la sem tsitsit, descumpre um preceito positivo. Todavia, roupas aptas para que nelas seja colocado tsitsit, enquanto não se cobrir com elas, e permanecerem dobradas e guardadas, estão isentas de tsitsit, pois não são "obrigação da roupa", senão obrigação da pessoa que dispõe de tal roupa.

12 Apesar de não ser ninguém obrigado a comprar um talit para se cobrir com ele, para colocar nele tsitsit, é inadequado a uma pessoa piedosa que procure estar isento deste preceito. Ao contrário, procure sempre a pessoa estar vestido com alguma roupa que é obrigada com tsitsit, para estar cumprindo este preceito. E, no momento da oração, mais que tudo é necessário que seja cuidadoso em estar envolvido com tsitsit. É, vergonhoso para uma pessoa que é talmid ĥakhamim que ore em estar envolto em tsitsit. (*)

13 Seja sempre a pessoa meticulosa com o cumprimento do preceito de tsitst, pois o escrito [na Torá] colocou-o em peso de balança, fazendo-o relativo a todos os preceitos da Torá, conforme está escrito: "...E o vereis [ao tsitsit], e lembrareis de todos os preceitos de Adonai ..." - Nm 15:39.

Todo o Michnê Torá | Glossário | Voltar

Capítulos:
1 | 2 | Todo o Livro
Alguma pergunta? Consulte-nos!