| A Torá Oral | Todo o Michnê Torá | Glossário |
| cp 1 | cp 2 | cp 3 | cp 5 | cp 6 | cp 7 | cp 8 | cp 9 | cp 10 |

Capítulo 4


: -- , , ; , , , . 1 Onde coloca-se os tefilin? - os da cabeça, sobre a fontanela, que é o fim do cabelo por sobre a face, e é onde o crânio do bebê é frágil. direcioná-lo para que esteja ao centro, para que esteja entre os olhos. Quanto ao nó, deve estar no ponto mais elevado da cerviz, que é o final do crânio.
-- , : , ; " . . . -" ( ,). 2 Os do braço, no esquerdo, sobre o bíceps, que é a carne inchada no "marpeq", entre a junta do braço e do ombro. Assim, ao juntar seu cúbito à costela, estará a tefilá direcionada ao coração, e achar-se-á cumprindo "...estarão estas palavras...sobre teu coração..." - Dt 6:6.
, -- ; , . -- , ; -- , . , . 3 A pessoa que colocar os tefilin braçais sobre a mão, ou os frontais sobre a testa, faz segundo o costume de minut, e quem faz os tefilin arredondados como uma noz, não há neles cumprimento de mandamento algum. Quanto ao canhoto, deve colocar os tefilin [do braço] em sua direita, por ser para ele como esquerda. E, caso domine ambas as mãos, coloca-os em sua esquerda, que é a esquerda de toda pessoa comum. Quanto ao lugar correto onde colocar os tefilin, aprenderam [os Sábios] através da "Chemu'á".

, , , -- , . -- , ; , . 4 Os tefilin frontais não impedem os braçais, e os braçais, não impedem os frontais, por serem dois preceitos, cada um por si. E, como bendiz sobre eles? - sobre o da cabeça - bendiz: "[Barukh atá Adonai, Elohênu Mêlekh ha-'Olam] acher qidechanu bemitsvotav, vetsivánu 'al mitsvat tefilin!" Sobre os tefilin braçais, bendiz: "...acher qidechanu bemitsvotav, vetsivanu lehaniaĥ tefilin!"
, ; -- , , , . , , . 5 Em que caso dizemos? - em que colocar um deles. Mas, se colocar a ambos, bendiz uma única bênção - "[Barukh Atá Adonai - Elohênu Mêlekh ha-'Olam - acher qidechánu bemitsvotav, vetsivánu] lehaniaĥ tefilin!", e coloca os braçais, e deve atar os braçais antes, e somente depois colocar os da cabeça. Ao tirar, porém, primeiro os frontais, e depois os braçais.
-- , , ; , , , . 6 A pessoa que bendiz "...lehaníaĥ tefilin!", está proibido de conversar até colocar os frontais, e mesmo responder ao cumprimento de seu rav , até que coloque os frontais. Se conversar, é transgressão, e precisa bendizer segundamente ["Barukh Atá Adonai - Elohênu Mêlekh ha-'Olam - acher qidechánu bemitsvotav, vetsivánu] 'al mitsvat tefilin!", após o que coloca os da cabeça.

-- , , . , ; , , , . 7 Tefilin - toda vez que os colocar, bendiz - mesmo que os tire e coloque cem vezes em um dia. Todos os preceitos deve bendizer antes de seu feitio, e portanto, deve bendizer sobre os tefilin do braço ao colocá-los sobre o músculo, antes de atá-los, pois o atá-los é o preceito.

, , , : , , , -- , . , . 8 Ao tirar os tefilin a pessoa com o intuito de guardá-los em um utensílio, não coloque o braçal antes e o frontal por cima, pois no momento em que quiser colocá-los, tocará primeiro nos da cabeça, tendo que colocá-los de lado e tirar os braçais, porquanto não se coloca os tefilin do braço antes dos da cabeça, e é proibido que a pessoa deixe um preceito [que já está em suas mãos] para ocupar-se de outro, senão o preceito que lhe chegar às mãos, dele se ocupe. Por isto, é necessário que coloque os do braço por cima, para que toque neles antes, e coloque-os pela ordem.

, --, ; , -- , . , ; , . 9 Utensílio preparado para colocar nele tefilin, ao colocá-los nele [pela prima vez] se torna santificado, sendo proibido seu uso para coisas [comuns] profanas. Foi preparado para isto, mas ainda não colocara neles, ou colocara nele temporariamente sem que haja preparado para tal finalidade, não se tornara santificado, e continua [o utensílio] sendo profano como antes. E, é proibido pendurar os tefilin - seja por suas tiras, ou mesmo por seus invólucros. Mas pode-se pendurar a bolsa na qual os tefilin são guardados.

, : ", " ( ,)--"" () , . , , " " ( ,), . -- , . 10 O tempo [designado] para o colocamento de tefilin é o dia, não a noite, pelo que está escrito: ( Ex 13:10) "...de dias a dias". O [termo] estatuto ali concerne ao preceito de tefilin. Similarmente, tampouco chabatôt e iamim tovim coloca-se os tefilin, pelo que está escrito: "Ser-te-á por sinal" ( Ex 13:9), e chabatôt e iamim tovim são por si mesmos sinal [cada um]. Desde quando é o tempo de colocação de tefilin? - desde que possa ver a seu amigo numa distância de quatro côvados, e reconhecê-lo, até o pôr-do-sol.

, -- , ; , , , . -- , " - , , , " ( ,). 11 Quem tiver os tefilin postos antes do crepúsculo, e cair a noite tendo-os sobre si, mesmo que estejam sobre si durante toda a noite, é permitido, e não se ensina esta halakhá publicamente, senão a todos se diz que não deixem sobre si os tefilin, senão que os quite desde o pôr-do-sol. E, quem colocar os tefilin após o crepúsculo, transgride um preceito positivo, como está escrito: "Guardarás este estatuto a seu tempo, de dia a dia..." - ( Ex 13:10)

, -- , . , -- , ; , . , , , --. 12 Se encontra-se pelo caminho e tem seus tefilin em sua cabeça e ocorre-lhe enquanto isto o crepúsculo, coloque sua mão sobre eles, até chegar a sua casa, e tira-os. Se achava-se no bet hamidrach, e ocorrera o sair das estrelas tendo-os sobre sua cabeça, põe sua mão sobre eles, até chegar em sua casa, e tira-os. Se houver uma casa perto da muralha [da cidade] onde é possível guardá-los, coloca-os ali. E, se não quitou-os desde o crepúsculo por não ter onde guardá-los, e ficaram sobre si com a intenção de cuidado por eles, é permitido.

, . -- , . , -- ; , . , -- : , . , , -- , . 13 Todo o que é isento da recitação do Chemá', é isento também de colocar tefilin. Quanto ao menor que sabe guardar seus tefilin, seu pai deve comprar para ele tefilin a fim de educá-lo no cumprimento dos preceitos. Enfermos intestinais, e todo o que não pode cuidar de seus orifícios, senão muito dificultosamente, está isento dos tefilin. Quanto aos impuros, todos são obrigados com o uso dos tefilin como os puros. Os que sofrem se colocarem tefilin, e os que não dispõem de normalidade e tranquilidade mental, são isentos dos tefilin, pois os tefilin é proibido que se perca deles a consciência. Cohanim, durante o serviço sacerdotal - os levitas, quando recitam o cântico sobre os degraus, e os israelitas, durante o ma'amad no Templo, estão isentos tanto da oração como dos tefilin.

, , , -- : ; , . 14 É a pessoa obrigada a mexer nos tefilin a cada hora todo o tempo em que estiverem sobre si, para que não perca deles a consciência nem mesmo por um momento, pois sua santidade é maior que a santidade do tsits. No tsits, não se acha o Nome de Deus senão uma única vez. Quanto aos tefilin, neles há vinte e um iod-hê no da cabeça, e mesma quantidade no do braço.

, , . , ; , , -- : -- , . 15 [Para o uso dos] tefilin é preciso corpo limpo, como Elicha', que tenha cuidado que não lhe saia gaz intestinal enquanto estiverem sobre si. Portanto, é proibido dormir com os tefilin postos, nem tosquenejar, a não ser que os haja envolvido com um turbante, e que não esteja consigo uma mulher, então pode tosquenejar pelo seguinte modo: encosta a cabeça entre seus joelhos, estando sentado, e então, dormita.

-- , . , ; -- , , , . 16 Se estiverem os tefilin enrolados em sua mão, é permitido que durma com eles, mesmo sono normal. Não se pode comer com os tefilin postos, senão alimentação eventual, mas se entrou a uma refeição, deve quitá-los e depositá-los sobre a mesa, até a lavagem das mãos, e depois coloca-os, e bendiz sobre o alimento com eles postos.

, -- , . -- , , , ; , . , , . 17 Estando com os tefilin sobre si, necessitando necessidades fisiológicas, não coloque os tefilin em ranhuras próximas ao setor público ao entrar, para que não os levem algum transeunte. Como deve fazer? - mesmo em caso de necessidade de urina, tira-os na distância de quatro côvados, e enrola em suas roupas como é enrolado o sêfer Torá, e segura-os com sua destra junto ao plexo solar, com cuidado para que não saia uma das tiras de dentro de sua mão por um têfaĥ, e entra e faz suas necessidades. Ao sair, distancia-se do recinto quatro côvados, e novamente os põe.

, , ; -- , , . , ; , . -- , . 18 Em que caso? - em recinto definido, onde não há revolver de gotículas sobre a pessoa; mas, no que concerne a recinto eventual, não pode entrar com eles estando enrolados, senão tirá-los de si e entregar a um amigo que os guarde. A urina não se desfaz, mesmo em recinto definido, senão quando realiza suas necessidades sentado. Havendo terra fofa, mesmo de pé. Estando em uma região [cuja terra é] endurecida, ponha-se de pé sobre um declive, para que não espirrem-lhe gotículas.

, -- , . -- , , , . -- , , . 19 Se tiver os tefilin postos e necessitar do recinto à tardezinha, e não houver mais tempo do dia para novamente colocá-los, não entre com eles enrolados em sua roupa, e mesmo que seja [somente] para urinar, em tratando-se de um recinto definido. Como deve proceder? - tira-os de si, e deposita-os em um utensílio, caso este tenha um têfaĥ [de profundidade], ou em algum utensílio que não seja designado [especialmente] para sua guardia, mesmo que não tenha a medida de um têfaĥ, e entra com o utensílio em suas mãos. Similarmente, se precisar de noite: deve colocá-los em algum objeto, segurar o objeto em suas mãos, e entrar.

-- , ; : , -- . 20 Se entrar ao recinto com eles postos por esquecimento, deve pousar sua mão sobre eles, até terminar a primeira coluna, sair e quitá-los de si, e somente depois entrar e terminar suas necessidades, pois se parar no meio da primeira coluna, seja em necessidades grandes ou pequenas, será atacado por enfermidades nas quais há grande periculosidade.

-- , ; , . 21 Havendo esquecido e mantido relações sexuais com os tefilin postos, não toque nem nos invólucros, nem nas tiras, até lavar as mãos, e tira-os, pois as mãos são buscadoras de ocupação.

-- , ; , ; , , , . 22 Se entrou na casa de banhos, no local onde as pessoas se acham vestidos, é permitido estar com os tefilin postos. No local onde as pessoas encontram-se metade vestidos, e metade desnudados, não é necessário tirá-los, mas tampouco se coloca a priori. No local onde as pessoas se acham totalmente nus, é necessário quitá-los, e é desnecessário dizer que não pode colocá-los.

, , , ; , . , . -- , ; , , , . 23 Não ande a pessoa no cemitério tendo os tefilin em sua cabeça, e até mesmo dentro de quatro côvados de um túmulo, ou de um morto. E é necessário quitá-los, até que se vá [o ataúde] a distância de quatro côvados. Não coloque a pessoa tefilin enquanto não se cubram suas regiões genitais, e vista suas roupas. O que leva alguma carga sobre sua cabeça, deve tirar [antes] os tefilin de sua cabeça até que se desfaça de sua carga. Mesmo um lenço é proibido colocar sobre a cabeça na qual há tefilin. Mas, pode-se envolver seus tefilin com o turbante.

, -- , , ; , . , , , . 24 Recinto no qual haja tefilin ou sêfer Torá, é proibido manter nele relacionamento sexual, até que os tire [dali], ou coloque-os em um utensílio, e este utensílio, em outro utensílio que não é o [previamente] designado para sua guardia. Mas, se o segundo utensílio eram determinados para sua guardia, mesmo que sejam dez, são tidos como sendo um só utensílio [para este caso]. Havendo colocado em um utensílio e em um segundo, pode colocá-los sob sua cabeceira, entre o travesseiro e o colchão, para guardá-los, mesmo que sua esposa se ache consigo na cama.

, : , -- , , , . , --, . , , , . 25 (Aperte na foto) A santidade dos tefilin é muito grande, pois enquanto os tefilin acham-se sobre a cabeça e no braço, a pessoa é humilde e temeroso, sem deixar-se levar por chistes e conversa vã, nem pensa maus pensamentos, senão direciona seu coração para assuntos de verdade e de razão. Portanto, precisa a pessoa convencer-se a si próprio que estejam sobre si durante todo o dia, pois esta é a forma correta de cumprir este preceito. Disseram sobre Rav, aluno de Rabênu ha-Qadoch, que durante todos seus dias jamais viram-no andar quatro côvados sem Torá, sem tsistsit e sem os tefilin postos.

, : , , ; , -- , . -- , ", " ( ,). 26 Mesmo sendo o cumprimento correto do preceito de tefilin que os use durante o dia todo, na hora da oração é mais ainda. Disseram os Sábios que todo o que recita o chemá' sem os tefilin postos é como quem testifica um falso testemunho acerca de si mesmo. E todo o que não os usa, transgride oito preceitos - pois nas quatro parchiôt ordenara [Deus] acerca dos tefilin da cabeça e acerca dos tefilin do braço. Quanto a todo o que comumente anda com os tefilin [todo o tempo], atinge longevidade de dias, conforme o escrito: "Adonai, por eles viverão..." ( Is 38:16)


| A Torá Oral | Todo o Michnê Torá | Glossário |
| cp 1 | cp 2 | cp 3 | cp 5 | cp 6 | cp 7 | cp 8 | cp 9 | cp 10 |